Santos anuncia que Colômbia ingressará na Otan como "parceiro global"

Publicado em 26/05/2018 - 08:16 Por Da Agência EFE - Bogotá

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou nessa sexta-feira (25) que seu país ingressará na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) como "parceiro global", tornando-se o primeiro país da América Latina a fazer parte do bloco.

"Formalizaremos em Bruxelas na semana que vem, e isso é muito importante, o ingresso da Colômbia na Otan, na categoria de parceiro global. Seremos o único país da América Latina com esse privilégio", disse Santos em declaração na Casa de Nariño, sede do governo.

O presidente formalizará no dia 31 de maio, em Bruxelas, a entrada do país na organização e se reunirá com o secretário-geral, o ex-primeiro-ministro norueguês Jens Stoltenberg.

"Ser parte da OCDE [Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico] e da Otan melhora a imagem da Colômbia e permite ter muito mais presença no cenário internacional", acrescentou o presidente.

Os países da OCDE aprovaram também ontem a entrada da Colômbia no organismo, como membro de número 37, ao final de um processo de adesão que começou há mais de sete anos.

"Ser membros da OCDE nos permitirá fazer as coisas melhores, ao nos indicarem o que deu errado e o que funcionou em outros países. Nos permite, em resumo, melhorar as nossas políticas públicas", afirmou Santos.

Um porta-voz do organismo em Paris disse à Agência EFE que a adesão será efetiva assim que a Colômbia cumprir com uma série de passos internos, particularmente a ratificação pelo Parlamento da convenção da OCDE, assim como o depósito do instrumento de adesão perante o governo francês.

Últimas notícias