Sites dos EUA estão bloqueados na UE por nova lei de proteção de dados
Vários sites de meios de comunicação baseados nos Estados Unidos (EUA) estão bloqueados a usuários da União Europeia (UE), porque a política de uso de dados não cumpre o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, cuja aplicação é obrigatória desde hoje (25).
Sites como o do jornal Los Angeles Times, um dos principais dos Estados Unidos, não estão, desde a madrugada desta sexta-feira, disponíveis em território europeu e mostram na capa uma mensagem dirigida aos usuários dos 28 países do bloco.
"Infelizmente, o nosso site não está, neste momento, disponível na maioria dos países da UE. Estamos comprometidos (...) na busca de opções que nos permitam oferecer todo o conteúdo ao mercado europeu", diz a mensagem.
Os sites que não atualizaram seus termos e condições de uso de dados ou pedidos aos usuários de consentimento explícito para usá-los deverão recorrer a esse tipo de solução para evitar incorrer em uso ilegítimo da informação, que poderia resultar em sanções milionárias.
Uma fonte comunitária explicou à Agência EFE que a Comissão Europeia está a par da situação, embora não tenha comentado sobre as políticas individuais das companhias quanto à oferta de serviços na UE.
"A UE está orgulhosa de estabelecer padrões altos de proteção de dados que estão adaptados à economia digital", disse a fonte. Acrescentou que espera que todas as empresas cumpram, a partir de hoje, as novas normas e que as autoridades comunitárias vigiem sua correta aplicação.