Pence encontra presidentes centro-americanos e admite crise migratória

Publicado em 29/06/2018 - 06:41 Por Agência EFE - Cidade da Guatemala

O vice-presidente dos Estados Unidos (EUA), Mike Pence, admitiu que seu país enfrenta nova crise migratória e afirmou que a maioria dos imigrantes é formada por hondurenhos, salvadorenhos e guatemaltecos.

"O presidente Donald Trump me enviou hoje aqui porque os Estados Unidos enfrentam outra crise migratória", disse Pence à imprensa após reunião com os presidentes da Guatemala, Jimmy Morales, de Honduras, Juan Orlando Hernández, e El Salvador, Salvador Sánchez Cerén.

Pence afirmou aos governantes do Triângulo Norte da América Central que, "infelizmente", a maioria dos migrantes em situação irregular vem "desses países". Acrescentou que este ano os números são "enormes", uma vez que até o momento mais de 150 mil centro-americanos fizeram essa viagem "tão perigosa" de forma "ilegal".

Segundo o vice-presidente, a maior parte deles não está escapando de uma perseguição. Ele informou que nesta nova onda de imigrantes foram encontrados membros de gangues que estão buscando oportunidades.

"Eu disse aos presidentes que isso tem que terminar. Isso ameaça a segurança dos Estados Unidos e também, como nós respeitamos suas soberanias, suas fronteiras, insistimos que os senhores respeitem a nossa", destacou.

Pence admitiu que a situação na fronteira sul do seu país é "mais urgente que no passado" e ressaltou que as medidas tomadas pelos Estados Unidos buscam o melhor para seu povo e para os vizinhos.

Entre as sugestões abordadas no encontro, do qual foram divulgados poucos detalhes, o vice-presidente americano lembrou a necessidade de fazer campanhas para informar dos perigos e da dureza da viagem, além de ter pedido mais esforços na luta contra a corrupção, os grupos criminosos e as gangues.

Pence assegurou que os Estados Unidos continuarão recebendo de braços abertos todo aquele que entre de forma legal e lembrou também a necessidade de criar prosperidade e desenvolvimento na região, para evitar a migração irregular. "Se trabalharmos juntos, teremos um futuro mais promissor."

Últimas notícias