Governo dos EUA devolve 364 crianças migrantes aos pais

Publicado em 19/07/2018 - 23:39 Por Agência EFE - San Diego (EUA)

O governo dos Estados Unidos informou nesta quinta-feira (19) que devolveu aos pais 364 crianças imigrantes irregulares maiores de 5 anos que tinham sido detidas na fronteira com o México.

A reunificação das famílias é resultado da determinação de um juiz federal de San Diego, que deu ao governo federal até o dia 26 de julho para devolver 2.551 menores imigrantes, com idades entre 5 e 17 anos, separados dos responsáveis pelas autoridades americanas.

Em documento apresentado nesta quinta-feira ao juiz Dana Sabraw, o governo informou que, dos 2.551 menores nessa faixa de idade, 1.606 são elegíveis para serem reunificados aos pais, enquanto mais de 900 nomes não se enquadram na medida porque, entre outros motivos, os progenitores têm antecedentes criminais ou renunciaram a esse benefício.

Do grupo catalogado como elegível, 848 pais já passaram da etapa de investigação e poderão ser reunificados aos seus filhos, enquanto outros estão à espera de serem entrevistados pelas autoridades federais ou foram libertados pelo Escritório de Imigração e Alfândegas (ICE) dos EUA.

No texto judicial, o governo federal informou que conta com ordens de deportação para 719 pais incluídos neste processo coletivo, elaborado pela União Americana de Liberdades Civis (ACLU).

O juiz Dana Sabraw ordenou ao governo em junho passado a reunificação dos cerca de três mil menores que foram separados dos pais após atravessarem a fronteira com o México como parte da política do presidente Donald Trump de "tolerância zero" em relação à imigração ilegal.

Na terça-feira passada foi concluída a primeira parte do prazo dado pelo magistrado ao governo para reunificar as famílias dos menores.

O governo deveria entregar 103 menores de 5 anos, mas, no fim, esse número ficou abaixo de 60 devido a medidas de segurança para as crianças, entre outros motivos, segundo as autoridades.

O magistrado havia determinado que nesta quinta-feira o governo federal entregaria um documento sobre as investigações e provas de parentesco feitas a fim de garantir que se entregasse no prazo estabelecido, e de maneira segura, todos as crianças maiores de cinco anos que foram "impropiamente separadas" dos pais.

O governo aceitou simplificar o processo e garantiu que entrevistaria pais imigrantes ilegais em oito centros de detenção no país e, se não encontrasse nenhum risco, procederia às reunificações em um intervalo de até 48 horas.

Até hoje, o governo federal já reunificou 58 crianças menores de cinco anos e 364 com idades entre 5 e 17 anos. 

Últimas notícias