Illinois investiga denúncia de supostos abusos a crianças imigrantes

Senador norte-americano também cobra explicações sobre caso

Publicado em 19/07/2018 - 20:07 Por Paola De Orte - Repórter da Agência Brasil - Washington

A porta-voz do Departamento de Serviços para Crianças e Famílias do estado norte-americano de Illinois, Alissandra Calderón, afirmou hoje (19) que a instituição investiga a organização não-governamental Heartland Alliance por “alegações de abuso e negligência”. A Heartland Alliance é uma ONG de Chicago que reúne diversos abrigos onde estão crianças que foram separadas dos pais depois de terem cruzado a fronteira entre o México e os Estados Unidos.

Entre as crianças que passaram ou ainda estão no abrigo estão diversas crianças brasileiras. A assistente jurídica que trabalhou em dois dos casos de crianças de nacionalidade brasileira que foram entregues a seus pais, Luana Mazon, do escritório de advocacia Jeff Goldman, relatou que duas das crianças brasileiras que passaram pelo abrigo se queixaram de ter que cuidar de trabalhos domésticos, como limpeza do abrigo, incluindo do banheiro, sem o uso de luvas, e de não terem recebido cuidados médicos adequados quando uma delas quebrou o braço jogando futebol.

Nesta semana, a mídia internacional relatou casos de supostos abusos nos abrigos em Chicago. Reportagem do The Washington Post desta semana traz relatos de que funcionários dos abrigos ameaçavam as crianças de ficarem presas para sempre caso não se comportassem. A reportagem também aponta o relato de crianças de que teriam visto um menino de 5 anos receber injeções que o faziam dormir sobre a escrivaninha de estudos.

Em resposta às denúncias publicadas no jornal, o senador do partido Democrata Dick Durbin se pronunciou exigindo explicações da Heartland Alliance pelas acusações de abuso físico e emocional no abrigo em Chicago. Na carta enviada à instituição, o senador pede para que seja notificado sobre a veracidade das alegações, o que a ONG pretende fazer para responsabilizar os envolvidos, assim como para garantir que “nada disso jamais aconteça de novo”.

A ONG Heartland Alliance respondeu às acusações dizendo que as alegações são perturbadoras e que não refletem seus valores e “a qualidade do cuidado que se esforçam para fornecer”. De acordo com a organização, logo após saber das denúncias, foi iniciada uma investigação interna. A ONG diz também que está revisando suas práticas e avaliando os protocolos de atendimento e que todos os funcionários estão recebendo treinamento adicional. A Heartland Alliance também afirma que não é uma prática da instituição usar injeções para controlar problemas de comportamento.

Edição: Davi Oliveira

Últimas notícias