Putin avalia papel do Brics para "resolver problemas" no mundo

Publicado em 26/07/2018 - 10:32 Por Agência EFE - Johanesburgo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, em discurso hoje na 10ª Cúpula dos Brics, destacou que o bloco tem um papel "único na economia global, pois conta com o maior mercado do mundo". 

Putin ressaltou que as potências emergentes do grupo (Rússia, Brasil, Índia, China e África do Sul)  têm uma "parceria estratégia" para "reagir de maneira conjunta a desafios como o terrorismo e o crime organizado e resolver os problemas do mundo".

"Os países dos Brics estão resolvendo problemas de forma coletiva", afirmou, e defendeu regras para  "consolidação do comércio" entre os cinco parceiros do grupo.

Putin destacou ainda a importância do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), entidade de fomento criado pelos Brics em 2014 para financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentado, tanto nos países-membros como em outras economias emergentes.

"O NBD tem se expandido rapidamente", disse o presidente russo, ao defender a abertura de escritórios regionais da entidade, como a que se espera inaugurar no Brasil para o continente americano, iniciativa à qual deu seu "apoio".

Putin expressou seu desejo de contar na Rússia com um "futuro escritório" do NBD, que tem sua sede central em Xangai (China).

Além disso, Putin ressaltou a importância da chamada "quarta revolução industrial" ou revolução digital no âmbito dos Brics, que se converteu em uma "prioridade" para seu país.

A reunião dos Brics - que representam pouco mais de 40% da população mundial e 23% do Produto Interno Bruto do planeta - acontece em um contexto internacional marcado pela política unilateral e protecionista dos Estados Unidos enfoque não compartilhado pelo bloco, mais partidário do multilateralismo.

Putin chegou hoje ao Aeroporto Internacional OR Tambo de Joannesburgo, um dia depois de a cúpula começar, e fez a foto oficial do evento junto com seus quatro parceiros, todos sorridentes e unidos em um aperto de mãos.

Putin tem prevista para hoje uma reunião bilateral com seu colega da Argentina, Mauricio Macri, convidado na qualidade de presidente temporário do Grupo dos Vinte (G20). 

Últimas notícias