UE prepara medidas para responder se EUA aplicam tarifas a automóveis

Publicado em 19/07/2018 - 08:36 Por Agência EFE - Bruxelas

A Comissão Europeia (CE, órgão executivo da União Europeia) elabora medidas para responder à possível imposição de novas tarifas por parte dos Estados Unidos às suas importações de carros europeus, segundo a comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmström.

"Se os Estados Unidos impuserem estas tarifas aos carros seria muito infeliz, mas estamos preparando junto com os Estados-Membros uma lista de medidas de reequilíbrio", afirmou Malmström durante conferência sobre comércio transatlântico.

A comissária não especificou a forma como colocariam em prática estas "medidas de reequilíbrio", ressaltando que ainda estão sendo preparadas, embora tenha detalhado que seriam feitas "da mesma forma" que na resposta às tarifas ao aço e ao alumínio.

No caso da resposta aos encargos do aço e alumínio, que entraram em vigor no dia 1º de junho após uma isenção temporária, a resposta da UE consistiu em uma denúncia na Organização Mundial do Comércio, a imposição de tarifas a uma série de produtos americanos e a vigilância dos mercados europeus de aço e alumínio frente a possíveis desvios.

Este monitoramento já levou à implementação, a partir de hoje e durante os próximos 200 dias, de uma cota temporária acima da qual as importações de aço serão taxadas com uma tarifa de 25%.

Últimas notícias