China inaugura maior ponte do mundo em mar aberto com 55 km

Publicado em 23/10/2018 - 06:37 Por Agência EFE - HONG KONG

O presidente da China, Xi Jinping, inaugurou hoje (23) a ponte Hong Kong-Zhuhai-Macao, um projeto que sofreu com anos de atraso e altos custos e que representa mais um passo para integrar as regiões de Hong Kong e Macau com a China continental.

Xi comandou a cerimônia de inauguração ao lado dos principais líderes das três cidades que serão conectadas pela ponte de 55 km, considerada o maior viaduto do mundo em mar aberto.

A infraestrutura, com custo estimado de mais de US$ 15 bilhões e que devia ser inaugurada em 2016, servirá para garantir o plano da China de transformar o Delta do Rio das Pérolas em um centro tecnológico e industrial importante para o país.

Presidente chinês, Xi Jinping durante cerimônia de abertura da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau em Zhuhai, Guangdong province, China. REUTERS/Aly Song
O presidente chinês, Xi Jinping, durante cerimônia de abertura da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau - Aly Song/Reuters/Direitos reservados)

"Ela proporcionará aos moradores desses lugares maior troca econômica e comercial, além de melhorar a competitividade do Delta do Rio das Pérolas", disse o vice-primeiro-ministro chinês Han Zheng, na cerimônia de inauguração, na cidade de Zhuhai.

Alguns protocolos de intenções assinados pelos primeiros-ministros de Macau e Hong Kong destacaram que a ponte servirá para fortalecer ainda mais a integração das três cidades.

Fogos de artifício encerraram a cerimônia, que antecedeu o início do funcionamento de uma complexa obra de infraestrutura que começou em 2009 e que facilitará a conexão entre essas cidades em um tempo estimado de 40 minutos, por meio de uma série de pontes e túneis.

A abertura da ponte ocorre um mês depois da inauguração, em Hong Kong, do trem de alta velocidade que, pela primeira vez, conecta a ex-colônia britânica à rede ferroviária chinesa.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Voltar ao topo da página