Furacão Michael sobe para categoria 4 e está bem perto da Flórida

Publicado em 10/10/2018 - 07:25 Por Agência EFE - Washington

O furacão Michael subiu hoje (10) para a categoria 4 na escala Saffir-Simpson - de um máximo de 5 - com ventos máximos constantes de até 210 km/h em seu avanço pelo Golfo do México em direção ao estado da Flórida, segundo informações do Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) dos Estados Unidos.

Segundo o último boletim do NHC divulgado esta madrugada, o olho de Michael está localizado a 275 quilômetros de Apalachicola e 290 quilômetros de Panama City, ambas na Flórida, e avança para o norte a uma velocidade de 19 km/h.

Alexander Charnicharo fishes at the seafront in Havana as Hurricane Michael passes by western Cuba on October 8, 2018. REUTERS/Alexandre Meneghini
Furacão Michael passou por Cuba e agora está muito próximo da Flórida com ventos máximos de até 210 km/h  (REUTERS/Alexandre Meneghini / direitos reservados)

Neste último boletim, o NHC alertou que a força de Michael é uma "situação de perigo mortal".

Michael deve tocar a terra na Flórida hoje e quinta-feira atravessará o sudeste dos EUA até voltar a sair para o Oceano Atlântico na sexta-feira.

Os prognósticos do NHC também indicam que Michael seguirá se fortalecendo durante as próximas horas até tocar a terra na Flórida, embora não está claro que conseguirá alcançar a categoria 5, reservada para furacões de 252 km/h ou mais.

Michael chega aos EUA semanas depois do furacão Florence ter deixado 50 mortos e um rastro de devastação nas Carolinas do Norte e do Sul.

Últimas notícias