May destaca possibilidade de estender período de transição do Brexit

Publicado em 22/10/2018 - 15:50 Por Agência EFE - Londres

A primeira-ministra do Reino Unido, a conservadora Theresa May, afirmou nesta segunda-feira (22) no parlamento britânico que seria "preferível" estender o período de transição do Brexit para além de dezembro de 2020 em "determinadas circunstâncias".

A chefe de governo assegurou que 95% dos assuntos sobre a mesa nas negociações entre Londres e Bruxelas já estão estipulados, embora reste estabelecer um mecanismo que garanta que não se levante uma fronteira na Irlanda do Norte.

No caso de que terminem os 21 meses do período de transição sem que se tenha chegado a um acordo comercial fixado definitivamente com a União Europeia (UE), o Reino Unido deverá tomar a "decisão soberana" de estender esse período ou ativar uma cláusula de segurança que obrigue a que o país permaneça temporariamente na união aduaneira, detalhou a premiê.

Em um pronunciamento na Câmara dos Comuns, May declarou que "criar a opção" de estender essa transição é um dos passos necessários para romper o "impasse" no qual estão imersas as negociações com Bruxelas, mas esclareceu que não se "comprometeu" a fazê-lo ainda.

Essa possibilidade deveria ser vista como uma "alternativa" ao mecanismo de segurança que também foi avaliado por Londres e Bruxelas, que deixaria o Reino Unido dentro da união aduaneira para evitar uma fronteira na Irlanda do Norte, ressaltou a dirigente conservadora.

No entanto, ela frisou que o principal objetivo do governo britânico é chegar a um acordo de livre-comércio com a UE antes que seja necessário ativar uma extensão ou uma cláusula de emergência.

A primeira-ministra indicou, além disso, que qualquer ampliação do período de transição, no qual o Reino Unido se manterá integrado nas estruturas comunitárias, deve ser "curto" e terminar antes do fim desta legislatura, em maio de 2022.

Por fim, May ressaltou que na cúpula comunitária realizada na semana passada se constatou que já existe "um amplo acordo" sobre a "forma e o alcance" que terá a futura relação entre o Reino Unido e a UE, uma questão cujos detalhes começarão a ser negociados após a saída britânica do bloco.

Últimas notícias