México recebe 1.699 pedidos de refúgio de imigrantes em caravana

Publicado em 24/10/2018 - 06:37 Por Agência EFE - Tapachula (México)

Autoridades do México informaram que receberam 1.699 solicitações de refúgio, especialmente de crianças, adolescentes e mulheres que fazem parte da caravana de imigrantes hondurenhos que segue rumo à fronteira com os Estados Unidos (EUA).

As secretarias de Governo e de Relações Exteriores onformaram, em comunicado conjunto, que mantêm ativa a fase de auxilio e atendimento humanitário em apoio a migrantes centro-americanos que entraram em território nacional pela fronteira com a Guatemala no último fim de semana.

Caravana de hondurenhos começa a entrar a à força no México, a partir da Guatemala
Caravana de hondurenhos - EFE/Esteban Biba/Direitos reservados

Segundo as duas secretarias, os solicitantes de refúgio estão hospedados no espaço onde ocorre a feira de Tapachula, no estado de Chiapas, para serem atendidos pelo Instituto Nacional de Migração (INM) e a Comissão Mexicana de Ajuda a Refugiados.

O INM informou que recebeu 495 solicitações de imigrantes hondurenhos para participar voluntariamente do retorno assistido ao país da América Central.

Além disso, funcionários das duas secretarias se reuniram com autoridades da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), com o objetivo de dar seguimento às solicitações de refúgio por parte da caravana.

As autoridades mexicanas estimam que o número de pessoas que formam o grupo é de cerca de 4,5 mil, embora fontes locais digam que o número é superior a 7 mil. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias