logo Agência Brasil
Internacional

Pompeo pode se reunir com representante norte-coreano semana que vem

Agência EFE
Publicado em 30/10/2018 - 07:12
Seul
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, fala sobre novas sanções econômicas para frear interferência militar do Irã no Oriente Médio.
© Jonathan Ernst/Reuters
Agência EFE

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, pode se reunir na próxima semana com um representante da Coreia do Norte para tentar concretizar uma nova cúpula, informou nesta terça-feira (30) a agência Yonhap.

Pompeo já disse em entrevista à rádio americana Voice of America, no último dia 19, que esperava poder realizar uma reunião com um oficial norte-coreano "dentro de uma semana e meia".

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, fala sobre novas sanções econômicas para frear interferência militar do Irã no Oriente Médio.
Mike Pompeo deve se reunir semana que vem com representante da Coreia do Norte  (Jonathan Ernst/Reuters)

"No momento em que o secretário Pompeo fez esse comentário (dia 19 de outubro) estava sendo planejado (a reunião) para o fim de outubro, mas eu entendo que foi adiada alguns dias devido a circunstâncias relacionadas com os EUA", disse a Yonhap a mencionada fonte, pertencente ao corpo diplomático da Coreia do Sul.

"O local provavelmente será a Costa Leste dos Estados Unidos", acrescentou, apontando para a possibilidade de que o encontro aconteça em Washington ou Nova York.

A fonte também afirmou que o interlocutor de Pompeo provavelmente seja Kim Yong-chol, responsável da inteligência norte-coreana e importante no diálogo iniciado este ano pelo regime norte-coreano.

Primeira cúpula

Kim já se reuniu com Pompeo em Nova York, em maio, para concretizar os detalhes da primeira cúpula entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em Singapura.

O objetivo da nova reunião entre Pompeo e Kim Yong-chol seria concretizar uma segunda cúpula entre os líderes dos dois países para avançar no diálogo para a desnuclearização de Pyongyang.

Trump já disse que sua intenção era se reunir com Kim Jong-un após as eleições legislativas americanas, do dia 6 de novembro, e que estava estudando três ou quatro possíveis locais para esta segunda reunião.

Já o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton, disse que a cúpula poderia acontecer no início de 2019.