Erdogan: áudio de assassinato de Khashoggi horrorizou oficial saudita

Publicado em 13/11/2018 - 08:16 Por Agência EFE - ISTAMBUL

O presidente da Turquia, Recep Tayyp Erdogan, afirmou nesta terça-feira (13) que um oficial de inteligência da Arábia Saudita ficou horrorizado ao ouvir a gravação de áudio que comprovaria o assassinato do saudita Jamal Khashoggi, em 2 de outubro, no consulado de seu país em Istambul.

"Quando ele ouviu [as gravações de voz], o agente da inteligência saudita se surpreendeu tanto que disse: 'parece que [o assassino] usou heroína, isso só pode ser feito por alguém que usou heroína'", afirmou o presidente turco em declarações divulgadas no jornal Hürriyet.

O presidente da Turquia, Taryyp Recep Erdogan, anuncia estado de emergência no país
O presidente da Turquia, Recep Tayyp Erdogan - Presidência da Turquia/Direitos reservados

Erdogan fez os comentários aos jornalistas que o acompanhavam em seu voo de volta de Paris nessa segunda-feira, onde assistiu às comemorações do centenário do Dia do Armistício da Primeira Guerra Mundial.

O presidente turco informou que tinha discutido sobre o caso de Khashoggi, durante o jantar na capital francesa, com os chefes de Estado americano, Donald Trump, e francês, Emmanuel Macron, assim como com a chanceler alemã, Angela Merkel.

"Nossa organização de inteligência não escondeu nada. Permitimos que todos que quisessem, ouvissem [as gravações], incluindo sauditas, os Estados Unidos (EUA), a França, o Canadá, a Alemanha e o Reino Unido", afirmou Erdogan.

"Os líderes ouvem as gravações de áudio, mas não respondem imediatamente sobre o que fazer. Fazem seus próprios registros e avaliações necessárias", disse Erdogan.

"Observei desconforto nos rostos do senhor Trump, do senhor Macron e da senhora Merkel. Nos EUA, o Congresso pediu informações à CIA. Acredito que o ponto de vista mudará quando forem apresentadas as suas conclusões", acrescentou Erdogan.

O ministro das Relações Exteriores turco, Mevlüt Çavusoglu, afirmou ontem que em 24 de outubro o Serviço de Inteligência turco compartilhou com outros países as gravações de áudio do caso Khashoggi.

O Canadá afirmou ter ouvido as gravações, enquanto o chefe da diplomacia francesa, Jean-Yves Le Drian, negou que a Turquia tivesse compartilhado essa informação.

Por outro lado, o presidente turco criticou os funcionários de inteligência sauditas por tentarem atrapalhar as investigações e pediu, mais uma vez, que esclareçam quem deu a ordem de assassinar o repórter.

"O procurador-chefe [saudita] chegou e se reuniu com o procurador-chefe de Istambul. Ele veio com a intenção de dar desculpas impossíveis [para atrapalhar tudo]", afirmou Erdogan.

"Quem deu a ordem [do assassinato]? Os detidos por causa do assassinato deveriam falar. Eu disse ao senhor Trump que não havia necessidade de buscar os assassinos aqui e acolá. Os assassinos estão entre os 18 [detidos]", disse o presidente turco.

Últimas notícias