Trump chama acordo com México e Canadá de "revolucionário"

Publicado em 30/11/2018 - 11:19 Por Agência Brasil* - Brasília

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou como “revolucionário” o acordo comercial firmado hoje (30) com México e Canadá, conhecido como T-MEC, que substitui o Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês) . Segundo ele, o pacto vai assegurar um "futuro de prosperidade e inovação" para as três nações.

Anunciado em outubro, o acordo ainda deverá ser ratificado pelos congressos dos três países para entrar em vigor.

O representante de Comércio Exterior dos EUA, Robert Lighthizer; o secretário de Economia do México, Ildefonso Guajardo; e a ministra das Relações Exteriores do Canadá, Chrystia Freeland, assinaram o pacto em Buenos Aires, em paralelo à Cúpula de Líderes do G20.

"Este é um acordo exemplar que muda para sempre o panorama comercial", afirmou Trump durante o ato de assinatura do tratado comercial em Buenos Aires, onde se encontra, para participar da Cúpula dos Líderes do G20, que reúne as maiores economias do mundo.

O acordo contém 34 capítulos e envolve mais bilhões de dólares em operações comerciais entre os Estados Unidos, México e Canadá. Representa ajustes ao Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta).

*Com informações da EFE

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias