Tribunal concede liberdade a executiva da Huawei presa no Canadá

Publicado em 12/12/2018 - 06:55 Por Agência EFE - Toronto

A Suprema Corte da província da Colúmbia Britânica, no Canadá, concedeu liberdade por meio de pagamento de fiança para Meng Wanzhou, diretora financeira da empresa de telecomunicações chinesa Huawei, enquanto a executiva aguarda a resolução de um pedido de extradição apresentado pelos Estados Unidos.

O juiz William Ehrcke determinou que Meng, de 46 anos e filha do fundador da Huawei, Ren Zhengfei, seja libertada após pagar uma fiança de 10 milhões de dólares canadenses (US$ 7,5 milhões).

Huawei, Meng Wanzhou
Meng Wanzhou, executiva da Huawei, foi solta sob pagamento de fiança REUTERS/Alexander Bibik/Direitos Reservados

A decisão foi tomada poucas horas depois de Michael Kovrig, um ex-diplomata canadense que trabalha na China para a ONG International Crisis Group (ICG), ter sido detido em Pequim.

Meng foi presa pelo Canadá a pedido dos Estados Unidos no último dia 1º de dezembro, em Vancouver, quando viajaria para o México.

A prisão abriu uma crise diplomática entre Canadá e China, que ameaçou o governo de Justin Trudeau com "sérias consequências" caso Meng não fosse libertada de forma imediata.

O governo do Canadá, apesar de ter reconhecido que foi avisado com antecedência sobre a prisão da diretora da Huawei, afirmou que não tinha poder para interferir nas ações da Justiça.

A executiva da Huawei é acusada pelos Estados Unidos de fraude para violar as sanções comerciais impostas pela Casa Branca ao Irã, o que é negado por Meng.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Washington Nunes, handebol, seleção
Esportes

Handebol: Confederação recontrata técnico demitido há um ano

Washington Nunes saiu da seleção masculina após terceiro lugar nos Jogos Pan-americanos de Lima, em 2019.

Justiça

Presidente do TST defende licença parental

Isso retira responsabilidade exclusiva da mãe pelo afastamento devido à maternidade e distribui dever do cuidado como uma forma de estímulo ao pai, diz Cristina Peduzzi.

exame coronavirus COVID-19
Saúde

Rio de Janeiro registra mais 140 óbitos por covid-19 em 24 horas

De acordo com a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro o estado registrou 172.679 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Entre eles, 153.966 pacientes se recuperaram.

Dólares - Moeda estrangeira
Economia

Dólar fecha em leve alta em dia de reunião do Copom

Cotação oscilou ao longo do dia, mas fechou próxima da estabilidade no aguardo da decisão do Banco Central. Bolsa subiu 1,57% com divulgação de resultados de empresas.

tainara
Esportes

Osasco anuncia Tainara, e Sesi Bauru confirma volta de Vanessa

Times apresentam as maiores movimentações antes da próxima temporada da superliga feminina de vôlei.

Um trabalhador fica perto de um tanque da empresa estatal de petróleo da Petrobras em Brasília
Economia

Campo de Búzios registra recorde de produção em julho

Esse é o maior campo de petróleo em águas profundas do mundo, segundo a Petrobras. Produção do mês passado foi de 615 mil barris de óleo por dia (bpd).