Brexit: Parlamento britânico deve debater censura ao governo
![REUTERS TV/direitos reservados Prime Minister Theresa May addresses Parliament after the vote on May's Brexit deal, in London, Britain, January 15, 2019 in this screengrab taken from video. Reuters TV via REUTERS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O Parlamento do Reino Unido, no Palácio de Westminster, em Londres, deve se reunir hoje (16) para debater a moção de censura ao governo apresentada pelo Partido Trabalhista. A reação ocorre no dia seguinte ao da rejeição do Brexit, o acordo que estabelece as condições de saída do Reino Unido da União Europeia (UE).
Ontem (14), 423 deputados reprovaram a medida e apenas 202 aprovaram a proposta, apresentada pela primeira-ministra Theresa May. A decisão é considerada a pior derrota do governo nos últimos anos na história do Reino Unido.
Pela legislação britânica, Theresa May tem condições legais de ser mantida no cargo. Para o deputado Jeremy Corbyn, do Partido Trabalhista, foi a derrota mais pesada no Parlamento em 100 anos e anuncia moção de censura.
No Reino Unido, cresce o movimento em favor da realização de um novo referendo para perguntar à sociedade britânica sobre o acordo para a saída da UE.
A expressão “Brexit” reúne os termos “British” mais Exit”, ou seja, “saída britânica”, e é utilizada para designar a retirada do Reino Unido da União Europeia.
Previsão
Inicialmente, o período para implementar o Brexit ia de 29 de março deste ano até 31 de dezembro de 2020. Nessa fase, o Reino Unido estaria obrigado a cumprir todas as regras da União Europeia, mas perderia a sua participação nas instituições, e a sede de várias agências terá de ser deslocada para outros países.
A decisão determina a transferência da Agência Europeia do Medicamento de Londres para a Amsterdã, na Holanda, reunindo cerca de 900 funcionários, da Autoridade Bancária Europeia para Paris e a saída dos 73 eurodeputados britânicos do Parlamento Europeu.
Nos termos do acordo técnico, o período de transição pode ser prolongado apenas por uma vez e por um ou dois anos, no máximo até o final de 2022. O prolongamento tem de ficar decidido pelas partes até 1º de julho de 2020.
*Com informações da RTP, emissora pública de televisão de Portugal
![Nasa/Divulgação Brasília (DF), 12/12/2024 - Satélite Radar de Abertura Sintética NASA-ISRO - NISAR. Foto: NASA/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lillen/Pixabay 09/11/2023, Bandeira do orgulho Gay LGBTQIA+. Foto: Lillen/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reprodução Instagram / SLS Rayssa Leal tricampeã mundial de skate sreet - 15/12/2024](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)