Trump prorroga por um ano decreto de emergência contra Venezuela
![Reuters/Carlos Barria/Direitos Reservados
O presidente dos EUA, Donald Trump, declara uma emergência nacional na fronteira dos EUA com o México durante as observações sobre segurança de fronteira no Jardim das Rosas, na Casa Branca, em Washington, EUA, 15 de fevereiro de 2019.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, prorrogou por mais um ano o decreto de emergência nacional na Venezuela. A iniciativa começou na gestão do presidente Barack Obama, em março de 2015. Para Trump, a situação no país sul-americano não melhorou e deve ser considerada uma ameaça à segurança norte-americana.
O decreto inclui sanções contra funcionários do governo de Nicolás Maduro e restrições econômicas. O aumento de sanções à Venezuela foi anunciado, no mês passado, durante reunião do Grupo de Lima, na Colômbia, da qual participou o vice-presidente dos EUA, Mike Pence.
Em comunicado enviado ao Congresso, Trump diz que a Venezuela representa "ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos".
Em resposta, o governo venezuelano chama a renovação da medida como "um erro histórico" no contexto de agressão econômica e ameaças.
*Com informações da Telesur, emissora multiestatal com sede em Caracas
![Kenny Holston/Pool via REUTERS/Proibida reprodução U.S. President Donald J. Trump speaks after being sworn in during the inauguration of Donald Trump as the 47th president of the United States takes place inside the Capitol Rotunda of the U.S. Capitol building in Washington, D.C., Monday, January 20, 2025. It is the 60th U.S. presidential inauguration and the second non-consecutive inauguration of Trump as U.S. president. Kenny Holston/Pool via REUTERS/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)