EUA apresentam 17 novas acusações contra Julian Assange

Publicado em 24/05/2019 - 08:54 Por Deutsche Welle (agência pública da Alemanha) - Washington

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (EUA) apresentou nessa quinta-feira (23) 17 novas acusações contra Julian Assange, fundador do WikiLeaks, que se for condenado pode passar décadas na prisão. Ele já enfrenta um pedido de extradição do Reino Unido.

Assange é acusado de violar a Lei de Espionagem americana e de colocar os EUA seriamente em risco ao publicar, em seu portal na internet, milhares de documentos secretos e sigilosos, incluindo os nomes de fontes confidenciais das Forças Armadas americanas.

A Justiça dos EUA também o acusa de conspirar e ajudar a ex-analista da inteligência militar americana Chelsea Manning a obter acesso a material confidencial em 2010.

Assim, as acusações rejeitam a alegação de que ele seria apenas a pessoa que publicou material recebido de Manning, uma conduta que é protegida pela Primeira Emenda da Constituição americana como liberdade de imprensa.

As ações afirmam que Assange conspirou ativamente com Manning para roubar centenas de milhares de arquivos confidenciais, "com razão para acreditar que a informação seria usada para prejudicar os Estados Unidos ou beneficiar uma nação estrangeira".

As acusações também dizem que o australiano ignorou o pedido do Departamento de Estado americano em 2010, para que não fossem publicados os nomes de suas fontes confidenciais, bem como de fontes das Forças Armadas americanas no Afeganistão, Irã, Iraque, na Síria e China. Essas fontes incluiriam jornalistas, líderes religiosos, defensores de direitos humanos e dissidentes políticos.

"As ações de Assange arriscaram sérios danos à segurança nacional dos Estados Unidos, em benefício de nossos adversários, e colocaram fontes humanas em graves e iminentes riscos de sérios danos físicos e/ou detenções arbitrárias", afirmou o departamento.

As novas acusações vêm cerca de um mês depois de o Departamento de Justiça ter apresentado uma primeira denúncia mais branda contra o australiano, logo após sua prisão na embaixada do Equador em Londres, em abril.

Assange enfrenta agora um total de 18 acusações criminais. Ele pode vir a passar muitos anos na prisão caso seja extraditado do Reino Unido e condenado nos Estados Unidos.

A decisão de acusar o australiano de crimes de espionagem não é tão comum nos EUA, onde a maioria dos casos envolvendo roubo de informações sigilosas tem como alvo funcionários do governo, como Manning, e não pessoas que publicaram as informações.

Com destaque para esse argumento, defensores de Assange, bem como o WikiLeaks e entidades da imprensa, rechaçaram as acusações nessa quinta-feira.

Assange, de 47 anos, foi preso em 11 de abril pela polícia britânica, depois que o Equador revogou seu asilo de sete anos na embaixada do país em Londres.

Ele agora cumpre uma sentença de 50 semanas de prisão por ter violado as condições de sua liberdade condicional quando se refugiou, em 2012, na embaixada equatoriana para evitar uma extradição. Assim que for libertado, deve enfrentar um processo de extradição para os EUA.

Edição: -

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Teste rápido de COVID-19
Saúde

Estado do Rio registra quase 179 mil casos de covid-19

A capital lidera o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (74.421 casos). Em seguida vem Niterói (9.380) e São Gonçalo (9.298), ambas na Região Metropolitana.  

 


 

VITÓRIA ATLÉTICO MINEIRO E EMPATE DO SANTOS
Esportes

Flamengo perde para o Atlético mineiro no Maracanã

 

Na segunda rodada, o Atlético recebe o Corinthians em jogo previsto para  quinta-feira (13). Já o Flamengo enfrenta um dia antes (12), o Atlético Goianiense.

 

Manifestantes carregam bandeiras nacionais durante um protesto contra o governo no centro de Beirute, Líbano, em 20 de outubro de 2019
Internacional

Polícia entra em confronto com manifestantes em Beirute

Milhares de pessoas foram para a Praça do Parlamento e para a Praça dos Mártires Os manifestantes tentaram entrar em uma área isolada e invadiram os escritórios de ministérios.

Teste rápido de COVID-19
Saúde

Brasil registra 3 milhões de casos de covid-19 e 101 mil mortes

Dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde no início da noite deste domingo (9). Nas últimas 24 horas, o país registrou 23.010 novos casos e 572 mortes. 

Esportes

STJD aceita pedido do Goiás e partida contra o São Paulo é adiada

Cancelamento ocorreu 10 minutos antes do jogo começar. É que 10 jogadores testaram positivo para o novo coronavírus, sendo 8 titulares. Partida ainda não tem nova data.

 

O filme Yover, produzido por Edison Sanchez e Miguel Zanguña Billalva, será exibido na Mostra Ecofalante
Geral

Mostra traz filmes de 24 países sobre questões ambientais e sociais

O 9 º Festival Ecofalante vai de 12 de agosto a 20 de setembro. Terá sessões online por causa da pandemia. Os filmes ficam disponíveis por períodos que variam de 24 horas a dez dias.