"Cidade dos Reis" sedia Parapan pela primeira vez

Lima será a capital dos Jogos Parapan-Americanos a partir desta sexta

Publicado em 23/08/2019 - 06:05 Por Fábio Lisboa* - Repórter da TV Brasil - São Paulo

Os Jogos Parapan-Americanos de 2019 começam hoje (23) em Lima, no Peru. A capital, fundada em 18 de janeiro de 1535, foi denominada inicialmente “Cidade dos Reis”. Lima tem mais de 9 milhões de habitantes, que representam 30% da população peruana, e é a quinta cidade mais populosa da América Latina e do Caribe. Os jogos vão até 1º de setembro.

Vocação turística

Uma das explicações para o crescimento populacional de Lima pode estar na vocação turística da cidade. Localizada no litoral do Oceano Pacífico, a capital tem um centro histórico muito rico culturalmente, reunindo monumentos com influência da antiga civilização inca e dos espanhóis (que começaram a ocupar a região no século XVI). Também se destacam o distrito turístico de Miraflores, que conta com ótimos restaurantes, lojas e casas de espetáculos, e o bairro boêmio de Barranco, com suas casas noturnas, cafés e museus.

Além disso, Lima é o principal ponto de partida dos voos para a região de Cusco, onde fica Machu Picchu, a lendária cidade Inca construída no século XV, que fica no alto da Cordilheira dos Andes e é considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Equipamentos esportivos

O comitê organizador local dos jogos dividiu as competições em quatro regiões. A primeira é a Vila Esportiva Regional de Callao, que receberá o goalball no Coliseu Miguel Grau. O vôlei sentado e o parataekwondo serão no Centro Poliesportivo de Callao.

A Vila Esportiva Nacional (Videna) é a segunda região, com as disputas de atletismo, no Estádio de Atletismo, da natação, no Centro Aquático, do ciclismo de pista, no Velódromo, e do basquete em cadeira de rodas, do judô, do halterofilismo, do parabadminton e do tênis de mesa, em diferentes centros esportivos.

A terceira região reúne o Complexo Esportivo Villa Maria do Triunfo, com as disputas do futebol de 5 e do futebol de 7, e a Base Aérea de Las Palmas, com o tiro esportivo.

Outra região de competições inclui o Centro Poliesportivo Villa El Salvador, que terá as disputas da bocha e do rugby em cadeira de rodas, e o Lawn Tênis Clube, com o tênis em cadeira de rodas.

Brasil

A sexta edição dos Jogos Parapan-americanos reunirá 1.890 atletas de 33 países. Eles estarão envolvidos em disputas de 17 modalidades.

Nesse universo de países participantes, o Brasil ocupa lugar especial. Nas três últimas edições do evento a delegação brasileira garantiu a liderança no quadro geral de medalhas.

A meta do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para os Jogos de 2019 é manter o protagonismo, obtendo novamente a liderança na classificação geral.

Veja matéria na TV Brasil

 

Edição: Graça Adjuto

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Teste rápido de COVID-19
Internacional

Coreia do Norte: 1º caso suspeito de covid-19 teve teste inconclusivo

Se confirmado, o caso seria o primeiro oficialmente reconhecido por autoridades norte-coreanas, embora a mídia reafirme que nenhuma infecção foi relatada no país até agora.

Incêndios florestais no DF
Geral

Defesa Civil reconhece situação de emergência em municípios de MS

A medida consta da Portaria nº 2.127, de 5 de agosto de 2020, da  Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, e atingem os municípios de Corumbá e Ladário.

Times Square, permanece relativamente tranquilas devido ao surto contínuo da doença por coronavírus (COVID-19) no bairro de Manhattan em Nova York
Internacional

Nova York reforça fiscalização de quarentena

O prefeito Bill de Blasio disse, em entrevista, que, em certas circunstâncias, as multas por não observar a ordem de quarentena podem chegar a US$ 10 mil. 

Médicos fazem treinamento no hospital de campanha para tratamento de covid-19 do Complexo Esportivo do Ibirapuera.
Saúde

Senai ensina indústrias a produzirem EPI contra novo coronavírus

Maioria das empresas selecionadas, 189 das 350, deve produzir máscaras de uso comum, e 33 ofertarão máscaras cirúrgicas. Estão previstas consultorias para a produção de escudos faciais.

Destruição provocada por explosão em Beirute
Internacional

Banco Mundial diz que está pronto para ajudar na recuperação do Líbano

Pelo menos 135 pessoas morreram e 5 mil ficaram feridas em forte explosão no porto de Beirute, na terça-feira (4), que também deixou cerca de 250 mil desabrigados. 

Bola, campeonato brasileiro
Esportes

Treze avança e garante clássico de Campina Grande na final paraibana

Galo da Borborema vence Botafogo no tempo normal e nas penalidades, e se garante na grande final da competição.