Ministro francês nega pedido de prefeita para reabrir parques de Paris

Olivier Véran disse que é preciso limitar risco de 2ª onda de covid-19

Publicado em 12/05/2020 - 10:40 Por Dominique Vidalon - Repórter da Reuters - Paris

O ministro da Saúde da França, Olivier Véran, disse nesta terça-feira (12) que parques e jardins permanecerão fechados em Paris e na região metropolitana da capital francesa para limitar o risco de uma segunda onda de infecções por coronavírus, à medida que a França diminui gradualmente o confinamento em todo o país.

A reação de Véran ocorreu após a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, pedir no Twitter a reabertura dos parques, fechados desde 17 de março, desde que as pessoas usem máscaras.

O ministro fez a declaração depois que muitos parisienses se reuniram às margens do moderno Canal de Saint-Martin e do Rio Sena, nessa segunda-feira (11), para comemorar o abrandamento da quarentena.

A polícia teve que dispersar a multidão, e o ministro do Interior, Christophe Castaner, pediu à prefeitura que proibisse o consumo de bebidas no canal e às margens do Sena.

"Ainda não acabou. O vírus continua circulando. Em vista das imagens de ontem às margens do Rio Sena, pode-se entender, mas isso pode ser perigoso", disse Véran a repórteres durante visita à região administrativa Ilha de França.

"Não, não vamos reabrir os parques e jardins de Paris, da Ilha de França e de regiões classificadas como vermelhas, porque pode ser extremamente tentador, com o sol que temos hoje, para as pessoas se reagruparem amplamente e não respeitar o limite de dez pessoas, bem como o distanciamento social".

A França agora está dividida em "zonas verdes", onde a taxa de infecção é baixa, e "zonas vermelhas", incluindo a região da grande Paris, onde a taxa é mais alta e há mais restrições.

Últimas notícias