ONU estuda relatos "preocupantes" sobre calor recorde no Ártico

Temperatura teria chegado a 38 graus Celsius na Sibéria

Publicado em 24/06/2020 - 05:44 Por Emma Farge - Repórter da Reuters - Genebra

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) informou, nessa terça-feira (23), que está tentando confirmar relatos sobre uma medição de temperatura recorde de mais de 38 graus Celsius na Sibéria, dizendo que são "preocupantes", mas que parecem condizer com as tendências de aquecimento.

A OMM pediu às autoridades da Rússia que confirmem a medição de 38 graus Celsius relatada na cidade russa de Verkhoyansk, ao norte do Círculo Polar Ártico, no dia 21 de junho.

"Vimos imagens de satélite e é só uma massa vermelha. É impressionante e preocupante", disse a porta-voz da OMM, Clare Nullis, em entrevista coletiva em Genebra.

O Ártico está se aquecendo duas vezes mais rápido do que a média global, e neste ano uma primavera siberiana com temperatura fora do normal derreteu gelo de superfície e rompeu o gelo de rios mais cedo que o usual.

O professor Randall Cerveny, relator de clima e eventos climáticos extremos da OMM, disse que uma equipe "reconheceu provisoriamente essa observação como legítima", o que para ele é condizente com outros dados regionais.

A Sibéria testemunhou um "calor excepcional" nas últimas semanas, acrescentou a OMM.

A agência das Nações Unidas sediada em Genebra espera receber notícias da agência meteorológica russa dentro de dias, e então iniciará seu próprio processo de verificação para descobrir se a medição é um recorde histórico.

Em fevereiro, a organização informou que uma base de pesquisa da Antártida registrou a temperatura mais elevada de todos os tempos no continente. "Mês após mês nos surpreendemos, preocupados com as medições de temperatura que vemos", disse Nullis.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Ilha Grande reabre para o turismo no próximo dia 14

Município fluminense só receberá turistas com reservas em hospedagens. Hotéis, pousadas e restaurantes podem ter até 50% da capacidade ocupada.

Chuteiras de jogadores em treino
Esportes

Agência Brasil oferece novidade para amantes de esportes

Página tem tabelas das principais competições do planeta, de modalidades como futebol, surfe, automobilismo e e-sports. Vôlei e basquete devem entrar depois, com reinício de torneios.

Fachada da Caixa Econômica Federal
Economia

Caixa abre 770 agências hoje para beneficiários do auxílio emergencial

A Caixa garantiu que todas as pessoas que comparecerem às agências serão atendidas no mesmo dia. A mesma orientação é válida para o atendimento realizado de segunda a sexta-feira.

Geral

Francis Hime sente saudades da parceria com Chico Buarque

"Chico é um grande amigo, adoro ele, gosto muito mesmo, tenho muitas saudades daquele tempo”, disse Francis Hime durante entrevista ao programa Roda de Samba, da Rádio Nacional.

 

flamengo brasileiro campeão
Esportes

Série A dos portões fechados e com fim só em 2021 começa neste sábado

Brasileirão, que começa neste sábado, será inusitado. Ele termina apenas em 2021 e seguirá protocolos rígidos de segurança devido à pandemia de covid-19.

Hospital de Campanha de São Gonçalo é inaugurado
Justiça

Rio: Justiça intima Witzel a manter aberto hospital de campanha

Justiça intimou o governador e o secretário de saúde a cumprir, em 48 horas, ordem judicial de manter em operação o  Hospital de Campanha de São Gonçalo.