ONU estuda relatos "preocupantes" sobre calor recorde no Ártico

Temperatura teria chegado a 38 graus Celsius na Sibéria

Publicado em 24/06/2020 - 05:44 Por Emma Farge - Repórter da Reuters - Genebra

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) informou, nessa terça-feira (23), que está tentando confirmar relatos sobre uma medição de temperatura recorde de mais de 38 graus Celsius na Sibéria, dizendo que são "preocupantes", mas que parecem condizer com as tendências de aquecimento.

A OMM pediu às autoridades da Rússia que confirmem a medição de 38 graus Celsius relatada na cidade russa de Verkhoyansk, ao norte do Círculo Polar Ártico, no dia 21 de junho.

"Vimos imagens de satélite e é só uma massa vermelha. É impressionante e preocupante", disse a porta-voz da OMM, Clare Nullis, em entrevista coletiva em Genebra.

O Ártico está se aquecendo duas vezes mais rápido do que a média global, e neste ano uma primavera siberiana com temperatura fora do normal derreteu gelo de superfície e rompeu o gelo de rios mais cedo que o usual.

O professor Randall Cerveny, relator de clima e eventos climáticos extremos da OMM, disse que uma equipe "reconheceu provisoriamente essa observação como legítima", o que para ele é condizente com outros dados regionais.

A Sibéria testemunhou um "calor excepcional" nas últimas semanas, acrescentou a OMM.

A agência das Nações Unidas sediada em Genebra espera receber notícias da agência meteorológica russa dentro de dias, e então iniciará seu próprio processo de verificação para descobrir se a medição é um recorde histórico.

Em fevereiro, a organização informou que uma base de pesquisa da Antártida registrou a temperatura mais elevada de todos os tempos no continente. "Mês após mês nos surpreendemos, preocupados com as medições de temperatura que vemos", disse Nullis.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Violência doméstica violência contra a mulher
Direitos Humanos

Lei Maria da Penha: subnotificações escondem número real da violência

A Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres vem trabalhando em novas ferramentas para reduzir a subnotificação. Dentre essas ferramentas, está o aplicativo Direitos Humanos Brasil.

 

Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Justiça

CNJ comemora sucesso de audiências e sessões por videoconferência

De 1º de maio a 4 de agosto, o Judiciário realizou 366. 278 mil videoconferências por meio da Plataforma Emergencial de Videoconferência para Atos Processuais.

Testes para detecção do Covid-19
Saúde

São Paulo registra mais de 25 mil mortes pela covid-19

Entre os 621.731 de casos diagnosticados de covid-19, 397.653 pacientes estão recuperados, sendo que 75.806 foram internados e tiveram alta hospitalar.

Reprodução gráfica da chuva de meteoros Geminídeos feita pela Organização Meteorológica Internacional
Geral

Chuvas de meteoros poderão ser vistas no Brasil este mês

Neste domingo, Dia dos Pais, quem acordar bem cedo poderá acompanhar a ocultação de Marte. É como se fosse um eclipse, quando a Lua passa entre a Terra e o planeta vermelho.

Área de lazer do Aterro do Flamengo reaberta atrai milhares de cariocas
Saúde

Dia Nacional do Combate ao Colesterol chama a atenção para o problema

A data, 8 de agosto, é uma forma de mobilizar a sociedade para promover uma conscientização maior dos cidadãos, profissionais e do Poder Público sobre a necessidade de prevenir e mitigar os efeitos desse mal.

Chica Xavier
Geral

Morre no Rio atriz Chica Xavier, aos 88 anos

Uma das primeiras atrizes negras a desempenhar papéis marcantes, em 1956 encenou a primeira peça de sua carreira, Orfeu da Conceição, e no cinema, estreou em 1962, no filme Assalto ao Trem Pagador.