ONU vai investigar se Israel e Hamas cometeram crimes durante conflito
![Reuters/Ibraheem Abu Mustafa/direitos reservados Região de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/styles/269x0/public/logo_parceiros/logo_reuters.jpg?itok=1pP189Lc)
O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) concordou em lançar uma investigação internacional sobre supostos crimes cometidos durante o conflito, que durou 11 dias, entre Israel e o grupo islâmico Hamas em Gaza.
A investigação independente será ampla para examinar todas as supostas violações, não apenas em Gaza e na Cisjordânia ocupada, como também em Israel, durante as hostilidades que foram suspensas por um acordo de cessar-fogo no dia 21 de maio.
Michelle Bachelet, alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, disse ao conselho que os violentos ataques aéreos de Israel a Gaza podem constituir crimes de guerra, e que o Hamas teria violado leis humanitárias internacionais ao disparar foguetes contra Israel.
Israel rejeitou a resolução adotada pelo fórum em Genebra e afirmou que não irá cooperar.
"A vergonhosa decisão de hoje é mais um exemplo da evidente obsessão anti-Israel do Conselho de Direitos Humanos da ONU", disse o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em nota que acusa o fórum de abrandar "uma organização terrorista genocida".
O ministério de Relações Exteriores de Israel disse que suas forças agiram "de acordo com a lei internacional, para defender seus cidadãos do fogo de morteiros indiscriminados do Hamas".
Um porta-voz do Hamas, que governa a Faixa de Gaza, chamou as ações do grupo de "resistência legítima" e pediu "passos imediatos para punir" Israel.
Assista na TV Brasil:
![REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa/Proibida reprodução Bandeira da ONU em caminhão com ajuda humanitária a caminho de Gaza
27/11/2023
REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Presidente Jair Bolsonaro, acompanhado de vários ministros, fala com a imprensa no Palácio da Alvorada](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reprodução X / Time Brasil Brasil supera anfitriã Noruega na estreia do Mundial de Handebol masculino, em 15/01/2025](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)