Premiê diz que Ucrânia está prestes a integrar rede elétrica europeia

Pedido de interligação à grade europeia ocorreu em caráter de urgência

Publicado em 02/03/2022 - 17:10 Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O primeiro-ministro da Ucrânia, Shmyhal Denys, afirmou hoje (2) que o sistema elétrico de seu país está prestes a ser conectado à rede europeia.

“A Ucrânia está se conectando à Rede Europeia dos Operadores das Redes de Transporte de Eletricidade [Reort, ou, no inglês, Entso-E]”, declarou Denys, referindo-se à associação criada parainterligar as infraestruturas energéticas dos estados-membros. Atualmente, a Entso-E reúne companhias de transmissão de energia de 35 países.

Ainda em 2021, o governo ucraniano anunciou que desconectaria o sistema nacional das redes fornecedoras da Rússia e de Belarus e o interligaria à grade europeia até 2023. Segundo a estatal elétrica ucraniana, a Ukrenergo, o desligamento ocorreu no último dia 24 – mesmo dia em que as tropas militares russas invadiram o país e que a Moldávia também desconectou-se dos sistemas de eletricidade russo e bielorusso.

Em um comunicado que a agência de notícias russa Tass reproduziu em 24 de fevereiro, a Ukrenergo confirma ter desconectado os sistemas para iniciar a fase de testes finais necessários “à futura conexão” da grade ucraniana com a Entso-E.

Três dias depois, a estatal ucraniana solicitou aos operadores do sistema europeu que conectassem as redes ucranianas e europeia em caráter de urgência, para evitar o desabastecimento em meio aos ataques russos.

No dia seguinte (28), foi a vez de o ministro de Energia da Ucrânia, German Galushchenko, apelar para que seus pares europeus ajudem a “acelerar” a interligação da rede ucraniana à europeia.

Ontem (1), o Conselho da Entso-E divulgou uma nota em que assegura que os operadores do sistema europeu estão “comprometidos com a sincronização das redes de energia da Ucrânia e da Moldávia” e em assegurar o fornecimento de energia elétrica à Ucrânia.

Na nota, a rede transnacional garante que já se manifestou sobre a importância de uma “rápida decisão” sobre o pedido de interligação emergencial das redes, mas explicou que isto ainda depende de algumas providências, sem fixar prazos.

“A identificação das condições para sincronização urgente incluirá uma avaliação de proteção e de estabilidade; operacional, jurídica e regulatória, além de Tecnologia da Informação, incluindo Segurança Cibernética”, destaca a Entso-E, afirmando reconhecer os “esforços excepcionais” da Ucrânia para manter o fornecimento de energia elétrica “nestes tempos difíceis”.

Edição: Lílian Beraldo

Últimas notícias