Papa Francisco lidera oração global por paz na Ucrânia e no mundo
O papa Francisco liderou nesta terça-feira uma oração global pela paz na Ucrânia e em outros lugares atingidos por guerras, sentado em sua cadeira de rodas, diante de uma estátua que os romanos tradicionalmente associam à paz.
O sumo pontífice visitou a basílica de Santa Maria Maggiore em Roma e rezou diante da estátua de Maria Rainha da Paz. O papa Bento XV comissionou a obra em 1918 para pedir a Deus o fim da Primeira Guerra Mundial.
Fiéis em altares na Ucrânia, Iraque, Síria e outros países estavam conectados por vídeo, e católicos de todas as partes do mundo foram convocados a rezar ao mesmo tempo.
Cerca de 1 mil pessoas compareceram à cerimônia em Roma, incluindo o embaixador da Ucrânia no Vaticano e uma série de pessoas usando as cores azul e amarelo da bandeira ucraniana.
Antes de rezar o rosário, Francisco pediu à Maria, que no cristianismo é reverenciada como a mãe de Jesus, para "reconciliar os corações que estão cheios de violência e vingança".
Francisco, que fez inúmeros pedidos pela paz na Ucrânia desde que a Rússia invadiu o país vizinho em fevereiro, sofre de dores no joelho e tem usado uma cadeira de rodas nas últimas semanas.
Enquanto deixava a igreja, o papa parou para cumprimentar outras pessoas em cadeiras de rodas, entre eles um menino que usava uma bandeira da Ucrânia amarrada no pescoço.
*É proibida a reprodução deste conteúdo.