Rússia conquista Sievierodonetsk após combate sangrento
![Serviço de Imprensa da Presidência da Ucrânia/Divulgação via REUTERS Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, visita tropas ucranianas na região de Luhansk](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/styles/269x0/public/logo_parceiros/logo_reuters.jpg?itok=1pP189Lc)
Forças russas ocuparam Sievierodonetsk em sua totalidade neste sábado (25), disse o prefeito da cidade do leste da Ucrânia, confirmando o maior revés de Kiev no campo de batalha em mais de um mês, após semanas de um dos combates mais sangrentos da guerra.
As Forças Armadas da Ucrânia classificaram o recuo da cidade como uma "retirada tática" para assim lutar a partir de um terreno mais alto em Lysychansk, na margem oposta do rio Siverskyi Donets.
Separatistas pró-Rússia disseram que as forças de Moscou agora estão atacando Lysychansk.
A queda de Sievierodonetsk - que já abrigou mais de 100 mil pessoas e hoje é praticamente um deserto - foi a maior vitória da Rússia desde a captura do porto de Mariupol no mês passado. E transforma o cenário no campo de batalha no leste ucraniano, após semanas em que a enorme vantagem de Moscou em poder de fogo rendeu apenas pequenas conquistas.
A Rússia agora espera pressionar e conquistar mais terreno na margem oposta do rio, enquanto a Ucrânia acredita que o preço que Moscou pagou para capturar as ruínas da pequena cidade deixe as forças adversárias vulneráveis a um contra-ataque nas próximas semanas.
"A cidade está agora sob ocupação total da Rússia. Eles estão tentando estabelecer sua própria ordem e, até onde eu sei, eles nomearam algum tipo de comandante", disse o prefeito Oleksandr Stryuk em rede nacional.
*É proibida a reprodução deste conteúdo.
![VALENTYN OGIRENKO Ucrânia. 29/12/2023 Ucrânia relata um dos maiores ataques de mísseis da Rússia na guerra; 31 pessoas morreram.Ataque russo com mísseis em Kiev
Foto/ REUTERS/Valentyn Ogirenko](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Usuários de transporte público e motoristas de ônibus utilizam máscaras de proteção contra covid-19 na rua da Consolação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Norlys Perez/Proibida reprodução Cars drive on Havana's seafront boulevard Malecon as the country's electrical grid collapsed again on Sunday, according to Cuba's energy and mines ministry, in the latest setback to the government's efforts to restore power to the island, in Havana, Cuba October 20, 2024. Reuters/Norlys Perez/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 15/01/2025 - O ministro da Educação, Camilo Santana, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)