Zelenskiy: combater mudanças climáticas é impossível sem a paz

Presidente ucraniano falou na COP27, no Egito

Publicado em 09/11/2022 - 07:32 Por Gloria Dickie e William James - Repórteres da Reuters* - Sharm El-Sheikh (Egito)

A invasão da Ucrânia pela Rússia tirou a atenção dos governos mundiais dos esforços para combater as mudanças climáticas, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, em mensagem de vídeo divulgada na conferência climática COP27, no Egito.

"Não pode haver política climática eficaz sem a paz", disse ele, destacando o impacto da invasão da Ucrânia pela Rússia no abastecimento global de energia, nos preços dos alimentos e nas florestas do seu país.

"Esta guerra russa provocou uma crise de energia, que forçou dezenas de países a retomar a geração de energia a carvão para reduzir os preços para seu povo", afirmou.

Segundo Zelenskiy, isso trouxe uma crise alimentar aguda para o mundo, que atingiu mais aqueles que sofrem as consequências da mudança climática. "A guerra russa destruiu 2 milhões de hectares de florestas na Ucrânia em menos de seis meses".

A Ucrânia ocupa espaço este ano, pela primeira vez, em uma conferência climática da Organização das Nações Unidas (ONU), em Sharm El-Sheikh,no  Egito. Mas, ao contrário dos outros estandes da COP27, que estão enfeitados com logotipos coloridos, bandeiras e vegetação, o da Ucrânia se destacou por sua desolação - coberto de cinza grave para simbolizar a guerra.

No vídeo, Zelenskiy usava camiseta verde, sua marca registrada, e apareceu diante da câmera atrás de uma mesa. Ele criticou os líderes mundiais por falarem da boca para fora sobre as mudanças climáticas, sem entregar uma mudança real. Não citou nenhum país individualmente.

"Ainda há muitos para quem a mudança climática é apenas retórica ou marketing, mas não uma ação real. “São eles que dificultam a implementação das metas climáticas, que em seus escritórios zombam daqueles que lutam para salvar a vida no planeta, embora em público pareçam apoiar o trabalho em prol da natureza. São eles que iniciam guerras de agressão quando o planeta não pode pagar um único tiro porque precisa de ação conjunta global”, afirmou o presidente ucraniano.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Últimas notícias