logo Agência Brasil
Internacional

Putin está aberto a negociações sobre Ucrânia, afirma o Kremlin

Biden diz que pode falar com Putin se ele quiser acabar com a guerra
Guy Faulconbridge - da agência Reuters*
Publicado em 02/12/2022 - 08:18
Moscou
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante reunião em Ashgabat, no Turcomenistão.
© Reuters/Grigory Sysoyev
Reuters

O presidente russo, Vladimir Putin, está aberto a negociações sobre um possível acordo na Ucrânia, mas a recusa dos Estados Unidos em reconhecer territórios anexados como russos está dificultando uma busca por qualquer potencial acordo, disse o Kremlin nesta sexta-feira (2).

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse, na quinta-feira (1º), que está preparado para falar com Putin se ele estiver buscando uma maneira de acabar com a guerra, mas que Putin ainda não havia indicado isso.

"O presidente da Federação Russa sempre esteve, está e continua aberto a negociações para garantir nossos interesses", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres quando questionado sobre os comentários de Biden.

Meios diplomáticos

"A maneira preferível de atingir nossos interesses é por meios pacíficos e diplomáticos", afirmou Peskov. "Putin estava, está e continua aberto a contatos e negociações", garantiu.

Putin disse que não se arrepende de lançar o que chama de "operação militar especial" da Rússia contra a Ucrânia e classifica a guerra como um divisor de águas quando a Rússia finalmente enfrentou uma arrogante hegemonia ocidental após décadas de humilhação nos anos desde a queda da União Soviética em 1991.

A Ucrânia e o Ocidente dizem que Putin não tem justificativa para o que classificam como uma guerra de ocupação de estilo imperial. A Ucrânia afirma que vai lutar até que o último soldado russo seja expulso de seu território.

*É proibida a reprodução deste conteúdo