Finlândia torna-se nesta terça-feira o 31º membro da Otan

Anúncio foi feito pelo secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg

Publicado em 03/04/2023 - 09:47 Por RTP* - Bruxelas

A Finlândia vai se tornar o 31º país-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nesta terça-feira (4), anunciou o secretário-geral da aliança atlântica, Jens Stoltenberg. A Presidência finlandesa também confirmou a data da adesão.

"Amanhã, daremos as boas-vindas à Finlândia como 31º membro", disse Stoltenberg em entrevista, acrescentando que a bandeira finlandesa será hasteada nesta terça-feira, na sede da aliança militar em Bruxelas.

"É realmente um dia histórico", afirmou, citado pela Agência France Presse. Para Stoltenberg, “será um bom dia para a segurança da Finlândia, para a Europa e para a Otan como um todo”.

Em relação à adesão da Suécia, que ainda não recebeu luz verde de Ancara, o secretário disse estar otimista.

“Estou absolutamente confiante em que a Suécia também se tornará membro da aliança atlântica. É uma prioridade para a Otan e para mim garantir que isso aconteça o mais rapidamente possível”.

A Suécia e a Finlândia já estão atualmente integradas à organização com o estatuto de nações convidadas.

Vice-ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Alexander Grushko, informou que Moscou pretende fortalecer sua capacidade bélica nas regiões do Oeste e Noroeste, em resposta à entrada dos finlandeses na aliança. A posição do governo russo foi noticiada pela agência RIA Novosti.

Com a invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022, os dois países nórdicos decidiram mudar a postura de não alinhamento militar que mantinham desde os anos 90, herdada de décadas de neutralidade forçada ou escolhida. Eles pediram a adesão à Otan em maio de 2022.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Últimas notícias