Rússia acusa Ucrânia de ataque a um dos seus navios em águas turcas

Ministério da Defesa russo emitiu comunicado sobre o ocorrido

Publicado em 24/05/2023 - 13:40 Por Graça Andrade Ramos – Repórter da RTP - Lisboa

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou nesta quarta-feira (24) que o seu navio de guerra Ivan Khurs foi atacado por três lanchas rápidas automáticas ucranianas no Mar Negro, quando se aproximava do estreito do Bósforo.

Num comunicado publicado na rede Telegram, o ministério adiantou que o Ivan Khurs, um navio de reconhecimento de médio porte, de 2013, protegia os gasodutos das linhas TurkStream e Blue Stream, que transportam gás da Rússia para a Turquia, parcialmente através do Mar Negro.

"Todos os barcos inimigos foram destruídos por fogo do armamento padrão de um navio russo a 140 km a nordeste do Bósforo", diz o comunicado, acompanhado de um vídeo com o suposto ataque e os disparos russos efetuados.

"Hoje às 5h30 da manhã, as forças armadas ucranianas realizaram uma tentativa de ataque mal sucedida ao navio Ivan Khurs da frota do Mar Negro com três lanchas rápidas não tripuladas", disse o comunicado russo.

"O Ivan Khurs realiza tarefas para garantir a segurança das operações dos gasodutos Turkish Stream e Blue Stream na zona econômica exclusiva da República da Turquia", acrescentou.

"O navio Ivan Khurs da frota do Mar Negro prossegue a sua missão".

O Ministério citou o ataque como motivo para a expansão de medidas defensivas.

Kiev ainda não respondeu às acusações.

O comunicado desta quarta-feira pode elevar o nível de tensão no Mar Negro, ponto de passagem de navios carregados de cereais ucranianos, ao abrigo de um acordo internacional que permite a Kiev exportar os grãos a partir dos seus portos.

O acordo foi renovado por mais dois meses em 17 de maio, um dia antes de expirar.

Em setembro do ano passado, explosões danificaram os gasodutos Nord Stream 1 e 2 que transportavam gás da Rússia para a Alemanha através do Mar Báltico.

O TurkStream transporta gás da península russa de Taman através do Mar Negro até um ponto a ocidente do estreito de Bósforo. O Blue Stream, atravessa o mesmo Mar, de norte para sul, até um ponto 700 quilômetros a leste do estreito.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Últimas notícias