Segundo comboio com ajuda humanitária entra na Faixa de Gaza

Caminhões transportavam suprimentos médicos e alimentares

Publicado em 22/10/2023 - 11:10 Por Reuters* - Rafah (Egito)

Um segundo comboio de caminhões de ajuda humanitária entrou na Faixa de Gaza pela fronteira de Rafah, no Egito, neste domingo (22), de acordo com fontes humanitárias e de segurança egípcias.

Um total de 19 caminhões que transportavam suprimentos médicos e alimentares foram inspecionados pela UNRWA, a agência das Nações Unidas para os refugiados palestinos.

O primeiro comboio de 20 caminhões com alimentos, água e medicamentos entrou em Gaza no sábado.

Funcionários das Nações Unidas dizem que seria necessário um ritmo contínuo mais elevado de pelo menos 100 caminhões por dia em Gaza para cobrir necessidades urgentes. Antes da eclosão do conflito mais recente, várias centenas de caminhões chegavam diariamente ao enclave.

O chefe humanitário da ONU, Martin Griffiths, disse à Reuters no sábado que estavam em andamento trabalhos para desenvolver um sistema de inspeção “leve”, por meio do qual Israel pudesse verificar os carregamentos, mas garantir um fluxo sustentado.

Israel impôs um bloqueio total, interrompendo a entrada de água, comida, combustível e eletricidade, e lançou ataques aéreos a Gaza em resposta a um ataque mortal em solo israelita perpetrado pelo Hamas em 7 de outubro.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Últimas notícias