logo Agência Brasil
Internacional

Incêndios destroem casas na Califórnia; milhares deverão deixar local

Meteorologia divulgou alerta de bandeira vermelha
David Swanson e Kanishka Singh - Repórteres da Reuters
Publicado em 07/11/2024 - 13:04
Santa Paula
Bombeiro combate chamas do incêndio Dixie na Califórnia
Reuters/David Swanson/Proibida reprodução
© REUTERS/David Swanson/Proibida reprodução
Reuters

Milhares de pessoas estão sob ordens de retirada no sul da Califórnia devido aos incêndios florestais que avançam rapidamente e destroem casas, disseram as autoridades. O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu alerta de bandeira vermelha que descreve a situação como "particularmente perigosa".

Um vídeo gravado por uma testemunha mostrou moradores com dificuldade para sair de suas casas na cidade de Camarillo, enquanto uma fumaça espessa cobria o céu. As imagens também mostravam casas e carros completamente envoltos em chamas.

O incêndio florestal se espalhou por cerca de 5.700 hectares, com pelo menos 800 bombeiros designados para combatê-lo, informou o Corpo de Bombeiros do condado de Ventura, localizado a noroeste de Los Angeles.

Pelo menos duas pessoas ficaram feridas e várias estruturas foram danificadas ou destruídas pelo incêndio em Ventura, informou o Corpo de Bombeiros na quarta-feira.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, disse que o incêndio florestal provocou ordens de evacuação para mais de 10 mil pessoas e ameaça 3.500 estruturas.

As escolas de Ventura foram fechadas até sexta-feira devido aos incêndios, de acordo com o escritório de educação do condado.

O incêndio aumentou nessa quarta-feira depois que ventos fortes entraram em contato com o ar muito seco.

Os Estados Unidos estão vivendo um forte ano de incêndios florestais, com 8,1 milhões queimados até o momento, em comparação com uma média anual completa de cerca de 7 milhões na última década, de acordo com dados do National Interagency Fire Center.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.