Observatório Sírio registra 300 ataques aéreos de Israel desde domingo
![Lusa](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/styles/269x0/public/logo_parceiros/logo_lusa.jpg?itok=FaJ4MVyQ)
Israel fez mais de 300 ataques aéreos contra a Síria desde que a oposição tomou Damasco, informou nesta terça-feira (10) o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
A organização, com sede em Londres e que conta com vasta rede de fontes em toda a Síria, afirmou ter registrado "310 ataques" da "força aérea israelense" desde o anúncio da queda do regime de Bashar al-Assad, na manhã de domingo (8).
Os jornalistas da Agência France-Presse em Damasco relataram várias explosões ocorridas nas últimas horas.
Até o momento, as autoridades israelenses ainda não se pronunciaram sobre esses ataques contra o território sírio.
Entretanto, o Irã, apoiador do regime deposto, considerou "violação do direito internacional" a incursão do Exército israelense na zona do Golã sírio, um território controlado pelas Nações Unidas que separa a Síria de Israel e que deveria ter sido desmilitarizado conforme acordo de 1974.
"Essa agressão é violação flagrante da Carta das Nações Unidas", condenou o porta-voz da diplomacia iraniana, Esmail Baghai, em comunicado divulgado durante a noite.
*É proibida a reprodução deste conteúdo.
![Dney Justino Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e Presidente da Febraban, Isaac Sidney, durante conversa com a imprensa, no Palácio do Planalto. Brasília - DF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Washington Alves/Proibida reprodução A Brazilian migrant, deported from the U.S. under President Donald Trump's administration, is welcomed by his relative at the Confins airport in Belo Horizonte, Brazil, January 25, 2025. Reuters/Washington Alves/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)