logo Agência Brasil
Internacional

Agência palestina estima em 6% redução populacional em Gaza

Número leva em conta pessoas mortas e que deixaram região
Maytaal Angel e Ali Sawafta - da agência de notícias Reuters
Publicado em 01/01/2025 - 17:15
JERUSALÉM
Displaced Palestinians return to their homes as they walk near houses destroyed in an Israeli strike during the conflict, amid the temporary truce between Hamas and Israel, in Khan Younis in the southern Gaza Strip November 24, 2023. Reuters/Ibraheem Abu Mustafa/Proibida reprodução
© REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa/Proibida reprodução
Reuters

A população de Gaza caiu 6% desde o início da guerra com Israel há quase 15 meses, com cerca de 100 mil palestinos deixando o enclave e mais de 55 mil pessoas consideradas mortas, segundo a Agência Central de Estatísticas Palestina.

Cerca de 45,5 mil palestinos - mais da metade mulheres e menores - foram mortos desde o início da guerra, e outros 11 mil estão desaparecidos, anunciou a agência, citando números do Ministério da Saúde palestino.

Assim, a população de Gaza diminuiu em cerca de 160 mil durante a guerra para 2,1 milhões de pessoas, com mais de um milhão ou 47% do total sendo menores de 18 anos.

A agência acrescentou que Israel "desencadeou uma agressão brutal contra Gaza, visando humanos, edifícios e infraestrutura vital. Famílias inteiras foram apagadas do registro civil. Há perdas humanas e materiais catastróficas".

Acusações

O Ministério das Relações Exteriores de Israel informou que os dados da agência palestina são "fabricados, inflados e manipulados para difamar Israel".

Israel enfrenta acusações de genocídio em Gaza devido à escala de morte e destruição.

A agência informou que 22% da população de Gaza enfrentam níveis catastróficos de insegurança alimentar aguda, incluindo cerca de 3,5 mil crianças em risco de morte por desnutrição e falta de alimentos.

*É proibida a reprodução deste conteúdo