Programa da UFF foca na saúde mental dos universitários

Published on 11/09/2024 - 07:41 By Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Algumas universidades têm tentado melhorar a saúde mental dos estudantes. Vamos saber a importância dessas iniciativas?

“É muito importante tratar de saúde mental na universidade, seja através de grupos, palestras, as atividades e atendimento individualizado em casos que esse fazem necessário. Então é muito importante a gente olhar para essas peculiaridades dos contextos dos universitários, porque inerentemente já tem um certo estresse dentro da Universidade. Porém, o que tá acontecendo fora dela,? Então, tudo isso acaba gerando prejuízos sociais e emocionais que contribuem para a evasão acadêmica, por isso é tão importante a gente discutir cada vez mais esse assunto e inserir ele no meio acadêmico e tratar com seriedade".

Bruna, Natalia e Sara - estudantes do curso de psicologia da Universidade Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes - sabem. A universitária Bruna Silva exemplifica um pouco do cotidiano estressante:

"No ambiente acadêmico, muitas vezes estamos submetidos a rotinas exaustivas relacionadas à pressão das disciplinas que precisamos cursar, aos projetos que devemos cumprir e ao fator de estar longe do nosso núcleo familiar, como é o caso de muitos alunos do nosso polo. Isso é muito difícil e requer um grande esforço mental por parte dos estudantes".

E foi justamente pelas queixas relacionadas à saúde mental dos estudantes que a Universidade Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes, desenvolveu o projeto Cuca Legal, resultado da parceria da equipe de assistentes sociais e de professores do Departamento de Psicologia. Uma dessas professoras é Ana Lúcia Novaes Carvalho, que fala que as queixas dos estudantes estão associadas as demandas que eles enfrentam.

"E aí começam as questões associadas à saúde mental, principalmente, as queixas associadas à ansiedade e a sintomas relacionados também ao humor, mas as queixas de ansiedade costumam ser mais frequentes".

Ana Lúcia conta que no Cuca, o aluno pode falar de suas angústias e dúvidas, além de aprender algumas habilidades necessárias para o ambiente universitário. O projeto tem encontros mensais; um instagram e oficinas, com reuniões semanais.

Ela fala da utilização do instagram como ferramenta psicoeducativa:

"O Instagram que é uma intervenção, vamos dizer assim, psicoeducativa, permite que identifiquemos quais são os temas mais frequentemente abordados pelos alunos. Por exemplo, a questão do sono, né? Porque, às vezes, podemos valorizar muito pouco a necessidade de sono, mas o sono pode impactar de forma importante a própria saúde mental. Então, podemos fazer a psicoeducação sobre o sono, toda a questão da alimentação, da organização do ensino e da procrastinação. Assim, também tem essa parte do Cuca no Instagram".

E quando é necessário um cuidado individual? Ana Lúcia explica:  

"Esses alunos estão assistidos pela assistente estudantil. A assistente estudantil, por exemplo, tem a psicóloga, tem a assistência social e o SPA também da própria universidade tem o serviço de plantão psicológico. Então quando você tem uma demanda um pouco mais específica, que mereça assim uma intervenção mais individual. Você tem os encaminhamentos feito dentro da própria instituição e também para a rede de saúde".

O SUS possui a Rede de Atenção Psicossocial dedicada a cuidar da saúde mental. E se você está passando por um momento difícil, você encontra ajuda nos Centros de Atenção Psicossocial e Unidades Básicas de Saúde, ou no Centro de Valorização da Vida, o CVV, no 188 ou pela internet. Sempre é bom também a escuta de um psicólogo ou psiquiatra.

Rádio Nacional apresenta um Série Especial com três episódios sobre saúde mental. As matérias serão publicadas de 9 a 11 de setembro. Essa é a terceira da série. Confira a relação completa abaixo:

1. Especial da Rádio Nacional aborda Setembro Amarelo e saúde mental

2. Saiba como a internet pode ser ferramenta de prevenção ao suicídio

3. Programa da UFF foca na saúde mental dos universitários

 

Edition: Paula de Castro - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Giustizia

O que precisamos - Crianças Sabidas aborda propostas para os pequenos

O podcast Crianças Sabidas - Eleições 2024 ativou a curiosidade dos pequenos, o assunto considerado um pouco chato por alguns foi se mostrando interessante. A curiosidade e a vontade de saber mais ampliou o projeto que agora conta com dois episódios bônus.

Baixar arquivo
Economia

Inflação cai para todas as classes de renda no mês de agosto

Famílias com renda muito baixa tiveram a menor inflação acumulada no período, de 3,72%, enquanto a faixa de renda alta, registrou a maior taxa para esse indicador, de 4,97%.

Baixar arquivo
Cultura

Manto Tupinambá retorna da Dinamarca para Museu Nacional do Rio

Durante a celebração da recepção do manto, líderes do povo Tupinambá cobraram do governo federal agilidade nos processos de demarcação de terras indígenas. 

Baixar arquivo
Cultura

Leci Brandão completa 80 anos

Entre shows, entrevistas, gravações de estúdio, a sambista ainda tem fôlego para tocar o quarto mandato consecutivo como deputada estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Baixar arquivo
Giustizia

TSE cria observatório para garantir direitos políticos da mulher

O órgão vai centralizar o recebimento de denúncias e refletir sobre as violências que as mulheres sofrem para o exercício dos direitos políticos.

Baixar arquivo
Giustizia

MPT e TSE se unem para combater assédio eleitoral no trabalho

Ameaças de demissão a depender do resultado da eleição; obrigar a utilização de uniformes e adesivos de determinado candidato; incentivo ou promessa de promoção condicionado à vitória de determinado candidato são exemplos de assédio eleitoral. 

Baixar arquivo