Espanha detecta um caso atípico de doença da vaca louca, diz OIE

Caso isolado não entrou na cadeia alimentar e não representou risco

Publicado em 10/02/2023 - 15:15 Por Gus Trompiz e Emma Pinedo – Repórteres da Reuters - Paris

A Espanha detectou encefalopatia espongiforme bovina atípica (BSE) em uma vaca morta na região noroeste da Galícia, informou a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) nesta sexta-feira (10).

A doença, comumente chamada de doença da vaca louca, foi descoberta depois que uma vaca de 22 anos foi sacrificada devido a sinais de doença não relacionados à BSE, disse a OIE, citando informações das autoridades espanholas.

O caso, que foi isolado, "não entrou na cadeia alimentar e, portanto, não representou nenhum risco para a saúde pública nem exigiu nenhuma medida preventiva de saúde", informou o serviço regional de saúde da Galiza em seu site.

Um caso de doença da vaca louca, também ocasionado por velhice, foi encontrado na Holanda na semana passada.

O caso atípico da doença da vaca louca ocorre esporádica e espontaneamente em vacas mais velhas, enquanto a outra variante, o tipo clássico e temido de infecção, geralmente é causada por ração animal contaminada.

Casos generalizados de doença da vaca louca atingiram rebanhos bovinos na Grã-Bretanha e em outros países europeus na década de 1990. Casos atípicos foram detectados ocasionalmente e podem levar a restrições comerciais temporárias.

*Com colaboração de Inti Landauro

É proibida a reprodução deste conteúdo

Últimas notícias