Coppe/UFRJ lança Jogo de Negócios para capacitar empreendedores

Publicado em 13/03/2015 - 18:56 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Incubadora de Empresas do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), lançou hoje (13) a ferramenta educacional Empreendedores – O Jogo de Negócios, que simula uma empresa e dá aos participantes a oportunidade de tomar decisões que são comuns no dia a dia de um empreendimento.

“Com isso, ele começa a perceber as deficiências do negócio e vai buscar, dentro do próprio software, as informações”, disse o gerente de projetos da incubadora, Marcelo Cunha. Segundo ele, o jogo ajudará a capacitar os participantes.  “Isso é que é legal. Ele está aprendendo de forma diferenciada”.

De acordo com Cunha, os maiores interessados no jogo são estudantes universitários, mas a ideia é estimular o espírito empreendedor entre os brasileiros, “sem limite de idade ou de formação”.

A competição será no ambiente virtual, onde cada grupo inscrito criará uma empresa fictícia. Em seguida, os jogadores terão de tomar decisões de gerenciamento, usando estratégias de marketing, finanças, gestão de pessoas, produção e inovação, com base em análises sobre os concorrentes e o mercado em determinadas condições econômicas. O projeto foi desenvolvido em parceria com a operadora de telecomunicações Oi. 

As inscrições para o jogo podem ser feitas na página www.oiempreendedores.com.br até o dia 19 de março e o jogo será ativado em abril. Não há limite de número de participantes. Os inscritos serão divididos em equipes de dois a cinco integrantes. Os vencedores serão premiados com uma viagem de dez dias a Portugal, onde farão visitas técnicas e cursos de empreendedorismo, além de oficinas de inovação.

Não há pré-requisitos para a inscrição. Segundo Cunha, basta ter vontade de participar e querer se capacitar. “A própria metodologia do jogo faz o nivelamento das pessoas”, explicou.

O resultado do Jogo de Negócios será divulgado no dia 10 de agosto.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias