logo Agência Brasil
Política

Deputados aprovaram reabertura do prazo de adesão ao Proies

Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 09/04/2014 - 22:20
Brasília

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (9) o Projeto de Lei 6.809/13 que reabre o prazo para que faculdades possam aderir ao Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies), criado pela Lei 12.688/12.

Criado em 2012, o programa é destinado a faculdades com dívidas com o Fisco. Com a aprovação fica reaberto até 31 de maio de 2014 o prazo para requerimento da moratória e do parcelamento das dívidas. O prazo estipulado originalmente pela lei terminou no final de 2012.

Com a reabertura, as universidades têm direito a suspensão do pagamento de suas dívidas tributárias com a União vencidas até 31 de maio de 2012 pelo prazo de 12 meses. Transcorrido o período da moratória, os débitos serão pagos em até 180 meses, corrigidos de acordo com os critérios previstos na lei.

A proposta possibilita às universidades parcelar suas dívidas tributárias e trocar até 90% do seu valor por bolsas de estudo integrais do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou adesão ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), sem limitação do valor destinado à concessão de financiamentos, entre outras opções.

Para ter direito a participar, a instituição deve comprovar estar em “grave situação financeira”. Pela lei, para se enquadrar neste caso, a divisão da dívida tributária federal, em 31 de maio de 2012, pelo número de alunos matriculados na mesma data deve corresponder a R$ 1.500.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.