Dilma mantém Eleonora Menicucci na Secretaria de Políticas para as Mulheres
A professora e socióloga Eleonora Menicucci, ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM) desde 2012, continua no cargo durante o segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff.
Embora tenha cursado alguns anos de medicina, Eleonora Menicucci formou-se em ciências sociais e fez doutorado em ciência política, pós-doutorado em saúde e trabalho das mulheres e livre docência em saúde pública. É professora titular (licenciada) de saúde coletiva na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Filiada ao PT, a mineira de Lavras combateu a ditadura militar em alguns momentos ao lado da presidenta Dilma Rousseff. Por essa luta, passou quase três anos na cadeia, em São Paulo, de 1971 a 1973. Participou de conselhos, comissões e consultorias em políticas públicas e direitos das mulheres.
Na vida acadêmica, Eleonora tem experiência como pesquisadora e docente, nas áreas de sociologia e saúde coletiva, com ênfase em sociologia da saúde, e estuda temas como saúde e relações de gênero, violência de gênero, saúde reprodutiva e direitos sexuais. Foi pró-reitora de extensão da Unifesp até fevereiro de 2012, quando aceitou o convite de Dilma para fazer parte do governo.
Fonte: Dilma mantém Eleonora Menicucci na Secretaria de Políticas para as Mulheres
![Paulo Pinto/Agência Brasil Osasco (SP) 15/03/2024 - Equipes da Zoonoses realizam trabalho de campo no combate aos focos da Dengue nos bairros da cidade.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Edgar Su/Proibida reprodução Tênis - Aberto da Austrália - Melbourne Park, Melbourne, Austrália - 26 de janeiro de 2024 O italiano Jannik Sinner comemora a vitória na semifinal contra o sérvio Novak Djokovic Reuters/Edgar Su/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)