CPI da Petrobras na Câmara poderá ser criada até segunda-feira

Publicado em 04/02/2015 - 18:47 Por Iolando Lourenço - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras deverá ser assinada pelo presidente da Câmara os Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), até o início da próxima semana.

A Secretária-Geral da Mesa da Câmara conferiu as assinaturas e considerou válidas 182, 11 a mais do que as 171 necessárias, e entendeu que há fato determinado para a criação da CPI. Caberá agora a Cunha criar a comissão.

O líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP), disse que conversou com o presidente da Câmara sobre a criação da CPI e que isso acontecerá rapidamente. “Existe o compromisso do presidente Eduardo Cunha de criar a comissão até segunda-feira [9].”

Depois de assinado, o ato de criação terá que ser lido em plenário e será aberto prazo para os líderes partidários indicarem seus representantes na CPI. Serão 25 membros titulares e igual número de suplentes.

O pedido de criação da CPI foi apresentado ontem (3) à noite na Secretária-Geral da Mesa da Câmara pelos partidos de oposição. A oposição propõe investigar “a prática de atos ilícitos e irregulares no âmbito da Petrobras, entre os anos de 2005 e 2015, relacionados a superfaturamento e gestão temerária na construção de refinarias no Brasil, à constituição de empresas subsidiárias e sociedades de propósito específico pela Petrobras com o fim de praticar atos ilícitos”.

A oposição quer também que a CPI investigue “o superfaturamento e gestão temerária na construção e afretamento de navios de transporte, navios-plataforma e navios-sonda; irregularidades na operação da companhia Sete Brasil e na venda de ativos da Petrobras na África”.

De acordo com a Secretaria-Geral da Mesa, o presidente da Câmara pretende criar as CPIS conforme a ordem de apresentação dos pedidos – o de criação da CPI da Petrobras foi o terceiro a ser protocolado.

Os dois primeiros propõem a criação de CPI sobre a divulgação de pesquisas eleitorais e seu reflexo no resultado das eleições, a partir do processo eleitoral de 2000. A proposta, feita pelo deputado Ricardo Barros (PP-PR), foi a primeira a ser apresentada. A seguda proposta, do deputado Ivan Valente (PSOL-SP), é para investigar denúncias de irregularidades nos serviços de planos de saúde prestados por empresas e instituições privadas. O quarto pedido, apresentado hoje pelo deputado Paulo Teixeira (PT-SP), é para apurar as causas da violência no Brasil e propor medidas para sua redução. 

Edição: Beto Coura

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.