Lava Jato: PGR pede novas diligências em inquéritos sobre políticos

Publicado em 22/04/2015 - 21:48 Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu hoje (22) ao Supremo Tribunal Federal (STF) novas diligências nos inquéritos que investigam políticos citados na Operação Lava Jato.  Entre as providências solicitadas está a prorrogação do prazo das investigações.

No Supremo, cerca de 50 políticos são investigados com base nos depoimentos de delação premiada do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, principais delatores do esquema de desvios na estatal.

O pedido de novas providências foi feito após divergências entre o Ministério Público Federal (MPF), responsável pela força-tarefa criada para investigar as denúncias, e delegados da Polícia Federal.

Na semana passada, a pedido da procuradoria, o ministro Teori Zavascki, relator dos inquéritos da operação no STF, suspendeu depoimentos previstos de investigados. A procuradoria alegou necessidade de realinhar a estratégia na condução da investigação.

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal criticou o pedido de adiamento e classificou a medida de interferência indevida. Em nota, a PGR rebateu às acusações e declarou que cabe ao Ministério Público definir a estratégia de investigação da Operação Lava Jato.

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias