PGR e Polícia Federal têm de trabalhar em harmonia na Lava Jato, diz Teori

Publicado em 30/04/2015 - 19:24 Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse hoje (30) que não vai interferir judicialmente na condução da investigação da Operação Lava Jato. A declaração consta na decisão na qual o ministro prorrogou por 60 dias as investigações sobre políticos citados pelos delatores do esquema de desvios na Petrobras.

No despacho, Zavascki disse que a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Polícia Federal (PF) devem conduzir a investigação em harmonia, sem arbitragem judicial. O ministro negou pedido da PGR para que os delegados informem o andamento da investigação passo a passo.  “É do mais elevado interesse público e da boa prestação da Justiça que a atuação conjunta do Ministério Público e das autoridades policiais se desenvolva de forma harmoniosa, sob métodos, rotinas de trabalho e práticas investigativas adequadas, a serem por eles mesmos definidos, observados os padrões legais."

Antes da decisão do ministro, a PGR e a PF divergiram  na condução dos inquéritos que investigam deputados e senadores citados na Lava Jato. No início do mês, a Procuradoria-Geral informou ao ministro que os delegados não seguiram a ordem de depoimentos estabelecida pela procuradoria, conforme a estratégia da investigação. A PGR chegou a pedir aos delegados o adiamento das oitivas, mas a PF informou que era necessária uma decisão judicial.

Na ocasião, a Polícia Federal disse que as diligências são cumpridas integralmente, conforme determinação do Supremo. De acordo com a PF, os delegados não receberam do Ministério Público Federal nenhuma ordem de preferência para a tomada dos depoimentos. A PF também ressaltou que as oitivas são acompanhadas por procuradores. A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal também manifestou-se e criticou o pedido de adiamento e classificou a medida de interferência indevida no órgão.

 

Matéria alterada às 20h45 para adequação do texto

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias