CCJ aprova obrigatoriedade de testes em produtos agropecuários importados

Publicado em 13/05/2015 - 21:51 Por Iolando Lourenço - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Projeto de lei que torna obrigatório testes em produtos agropecuários in natura ou nos semiprocessados importados foi aprovado hoje (13), em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

O objetivo da proposta é a análise de resíduos de princípios ativos de agrotóxicos nesses produtos. Se não houver recurso para a apreciação em plenário, o projeto será encaminhado ao Senado. 

De autoria do deputado Luiz Carlos Heinse (PP-RS), o projeto exige ainda a inspeção sanitária para a comercialização, a estocagem, o processamento, a industrialização e o transporte dos produtos importados. 

De acordo com Heinze, a proposta tem como objetivo impedir a entrada no Brasil de enfermidades que atingem outros países como a gripe aviária, o mal da vaca louca e de pragas que recentemente chegaram ao país como a ferrugem asiática da soja, entre outras. 

O texto estabelece que quem desrespeitar as normas, além de responder civil e penalmente pela infração e ficar sem o produto que será apreendido, estará sujeito a multa de até R$ 10 milhões e poderá ter ainda a licença de comercialização do produto suspensa ou cancelada. 

Edição: Aécio Amado

Últimas notícias