Janot apresenta denúncia contra deputado federal e ex-ministro ao STF

Publicado em 18/12/2015 - 17:49 Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou hoje (18) denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) e mais quatro pessoas investigadas na Operação Lava Jato. Entre os denunciados está o ex-ministro do governo Collor Pedro Paulo Leoni.

Todos são acusados dos crimes de organização criminosa, por envolvimento no suposto esquema de desvios de recursos da BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras.  De acordo com a procuradoria, foram desviados cerca de R$ 1 milhão entre 2012 e 2014.

A denúncia está relacionada com o suposto envolvimento do senador Fernando Collor (PTB-AL) nos desvios. As investigações da Procuradia Geral da República (PGR) indicam que o parlamentar recebeu cerca de R$ 26 milhões de propina em contratos da BR Distribuidora.

Collor também foi alvo da Operação Politeia, fase da Lava Jato que apreendeu, em julho, três carros de luxo na Casa da Dinda, residência particular do ex-presidente da República. Na ocasião, a PF recolheu uma Lamborghini, uma Ferrari e um Porsche, mas os automóveis foram devolvidos ao senador após decisão do Supremo.

A assessoria de Vander Loubet informou que ele só vai se manifestar após tomar ciência da acusação. O ex-ministro Pedro Paulo Leoni foi procurado, mas ainda não foi encontrado para comentar a decisão da PGR.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias