Microsoft abre em Brasília primeiro Centro de Transparência da América Latina

Publicado em 19/10/2016 - 18:17 Por Michèlle Canes – Repórter da Agência Brasil* - Brasília

Brasília - O presidente em exercício da Presidência da República,Rodrigo Maia, durante o lançamento do Centro de Transparência da Microsoft, no ParkShopping de Brasília. Participam do encontro o ministro da Ciê

O presidente em exercício da Presidência da República,Rodrigo Maia, durante o lançamento do Centro de Transparência da Microsoft em Brasília. Antonio Cruz/ Agência Brasil

O presidente da República em exercício, Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, esteve nesta quarta-feira (19) na inauguração do Centro de Transparência da Microsoft em Brasília,  o primeiro na América Latina.

Segundo a empresa, o novo espaço possibilitará ao governo brasileiro ter acesso a informações  sobre crimes cibernéticos, através de uma parceria. O centro conta com especialistas no tema e vai atender não só ao Brasil mas também aos países da América Latina. Outras três regiões já possuem a estrutura: América do Norte, Europa e Ásia.

Durante a abertura do evento, Maia disse que a decisão da Microsoft de implantar no Brasil um centro de vanguarda na área de tecnologia “vem em um momento adequado, em que o governo brasileiro diz [que] ou nós vamos ter eficiência e  aumentar a produtividade ou as soluções para o Brasil não terão um final feliz”.

Para o presidente em exercício, a iniciativa vai auxiliar o país a melhorar sua eficiência. Ele disse ainda que a Câmara dos Deputados está trabalhando para modernizar as leis brasileiras relacionadas à transparência e segurança digitais.

Maia disse ainda que a Câmara e o governo brasileiro decidiram que a reorganização das contas públicas é uma prioridade e citou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/16, que fixa um teto para os gastos públicos por 20 anos.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, também presente ao evento, destacou que o equipamento da Microsoft vai proporcionar aos pesquisadores brasileiros a oportunidade de ganhar conhecimento e avançar em pesquisa na área cibernética. “Com isso, vão ganhar qualidade os trabalhos, os projetos brasileiros [no setor]”, disse.

A inauguração do Centro de Transparência da Microsoft em Brasília, no Park Shopping, contou também com a participação do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e outras autoridades.

Edição: Augusto Queiroz

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
 senador Marcos Rogério (DEM-RO)
Política

Senado  ratifica o Protocolo de Nagoia no Brasil

Documento aprovado no Senado regulamenta o acesso e a repartição de benefícios dos recursos genéticos da biodiversidade. O texto segue para promulgação.

Live da Semana - Presidente Jair Bolsonaro - 06/08/2020
Política

Pazuello diz que estados estão mais preparados para enfrentar pandemia

Ministro interino da Saúde participou de live ao lado do presidente. Mudança de protocolo do ministério foi um dos fatores que deixou estados mais preparados.

A cúpula  maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados.
Política

Senado aprova redução de prazos para revalidação de diplomas

O PL prevê a revalidação em prazo entre 30 e 60 dias no caso de instituições estrangeiras reconhecidas pelo Ministério da Educação e contam com um processo simplificado. 

Escola fechada por cinco dias após relatos de coronavírus.
Justiça

Justiça suspende retorno das aulas presenciais na rede privada do DF

A retomada foi autorizada na terça-feira pela primeira instância após outra decisão que a proibiu. Algumas escolas chegaram a retomar as atividades nesta quinta-feira.

Saúde

Ministério da Saúde monitora síndrome em crianças associada à covid-19

Síndrome inflamatória multissistêmica ocorre em crianças de 7 meses a 16 anos. Até agora, foram notificados 71 casos no Brasil e registradas três mortes.

Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Divulgação/Parnaso)
Geral

Bombeiros combatem fogo na Serra dos Órgãos pelo terceiro dia seguido

Criado em 1939, o Parnaso é o terceiro parque mais antigo do país e costuma ser procurado para prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada e rapel.