STF notifica ministro da Saúde a explicar fala de que médicos fingem trabalhar

Publicado em 24/08/2017 - 12:47 Por Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Brasília - O ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante cerimônia de anúncio de medidas para o fortalecimento da odontologia no Sistema Único de Saúde (SUS). (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, não é obrigado a responder ao STFArquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a notificação do ministro da Saúde, Ricardo Barros, para que explique uma declaração dada por ele em evento oficial no Palácio do Planalto em julho, quando disse: “Vamos parar de fingir que pagamos o médico e o médico vai parar de fingir que trabalha”.

A declaração de Barros foi dada no contexto da implantação pelo governo federal, prometida por ele para até o fim deste ano, de sistemas de biometria em unidades básicas de saúde, com o objetivo de acompanhar eletronicamente os atendimentos aos pacientes e a frequência dos médicos.

Poucos dias após a fala, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul ingressou com um processo para que o STF interpelasse judicialmente o ministro a se explicar, por entender que Barros havia ofendido toda a categoria. A medida é etapa anterior à possível abertura de uma ação penal por injúria. O ministro não é obrigado a responder.

Edição: Lidia Neves

Últimas notícias