Joesley Batista é convocado para depor na terça-feira em duas CPIs

Preso desde setembro por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF

Publicado em 26/11/2017 - 15:31 Por Da Agência Brasil - Brasília

O empresário Joesley Batista, dono da empresa J&F, foi convocado para depor em duas comissões parlamentares de inquérito na próxima terça-feira (28), às 9h. Preso desde setembro por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), Joesley Batista deve falar a senadores e deputados da CPI do BNDES e da CPMI da JBS.

Joesley teria mentido e omitido informações no acordo de delação premiada firmado com a Procuradoria-Geral da República. O ministro do STF Luiz Edson Fachin suspendeu os benefícios do acordo.

Em ofício encaminhado à CPI da JBS na quarta-feira (22), os advogados de Joesley Batista adiantaram que ele deve permanecer calado durante a reunião. Os defensores do empresário lembram que outras três pessoas convocadas para depor à comissão já ficaram em silêncio: Wesley Batista; o advogado Francisco de Assis e Silva e o ex-executivo da J&F Ricardo Saud.

“O exercício do direito ao silêncio é a clara posição a ser tomada diante da atual situação jurídica dos acordos de colaboração premiada. A decisão de manter a oitiva do ora requerente poderá acarretar elevados e desnecessários gastos públicos pela quarta vez”, argumentaram os advogados de Joesley Batista.

Com informações da Agência Senado

*Matéria alterada às 9h24 do dia 27/11 para correção de informação no segundo parágrafo. Diferentemente do informado inicialmente o empresário Wesley Batista não é acusado de ter mentido ou omitido informações no acordo de delação premiada. Esta acusação recai apenas sobre Joesley Batista.

 

Edição: Fernando Fraga

Últimas notícias