Temer viaja hoje para participar da Assembleia Geral da ONU

Ele deve retornar ao Brasil no dia 25

Publicado em 23/09/2018 - 09:06 Por Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O presidente Michel Temer viaja hoje (23) para Nova York (Estados Unidos), onde participará da cerimônia de abertura da 73ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele embarca no início da tarde, na Base Aérea de Brasília. Nos EUA, ele defenderá o multilateralismo e terá reuniões com líderes regionais, além do secretário-geral da ONU, o protuguês António Guterres.

Por tradição, o presidente do Brasil é sempre o primeiro país a discursar desde a 10ª sessão da cúpula. A abertura da assembleia deste ano será no dia 25 pela manhã.

O discurso do presidente vai valorizar o multilateralismo e o papel da ONU, segundo o subsecretário-geral de Assuntos Políticos Multilaterais do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Nelson Antonio Tabajara de Oliveira.

Nova York - EUA -  Presidente Michel Temer faz o discurso de abertura da 72ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) (Beto Barata/PR)
Por tradição, o presidente do Brasil é sempre o primeiro país a discursar na abertura da Assembleia Geral da ONU - Arquivo/Beto Barata/Pr

Negociações

Temer deve se reunir com o secretário-geral da ONU, António Guterres. Também terá dois compromissos, primeiro uma reunião bilateral com o presidente da Colômbia, Iván Duque Márquez. Em seguida, participará de uma reunião com presidentes do Mercosul, bloco que reúne Brasil, Argentina, Uruguai e Argentina.

Mercosul e União Europeia buscam negociar acordos comerciais há mais de 18 anos. Em Nova York, líderes dos dois blocos devem voltar a se reunir para debater as questões. Ainda estão pendentes questões controversas no setor automotivo, na área de propriedade intelectual, em especial sobre regras de patentes de medicamentos, indicações geográficas e serviços marítimos.

Também há indefinições em torno das regulações sobre as exportações de açúcar e carne, sobretudo depois da Operação Carne Fraca, também estão entre os temas “delicados”.

EUA

Antes da abertura da assembleia na ONU, Temer participa amanhã (24) de um almoço oferecido para ele, na Câmara de Comércio dos Estados Unidos. O presidente embarca de volta para o Brasil ainda no dia 25, após a reunião dos líderes do Mercosul.

O comércio internacional sofre uma série de impactos gerados pelas disputas que envolvem os Estados Unidos, China e União Europeia. Há, ainda, as questões nucleares em torno dos Estados Unidos, Coreia do Norte e Irã, e a crise por que passa a Argentina.

Edição: Sabrina Craide

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Teste rápido de COVID-19
Saúde

Guarulhos faz testes rápidos para covid-19

A testagem é para pessoas que tiveram contato com pacientes infectados, motoristas de transporte público, entregadores de aplicativos e trabalhadores da segurança pública.

Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real,Cédulas do real
Economia

Inflação medida pelo INPC registra 0,44% em julho

O INPC ficou acima do IPCA, que mede a inflação oficial, e que registrou taxas de inflação de 0,36% em julho, de 0,46% no ano e de 2,31% em 12 meses. Os produtos alimentícios tiveram alta de 0,14%.

Geral

ICMBio reabre amanhã o Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará

Portaria suspendeu visitação a unidades de conservação federais em março, para prevenir a disseminação do novo coronavírus. A reabertura respeita as normas dos municípios.

Gasolina
Economia

Inflação de julho foi puxada por preços da gasolina e eletricidade

Segundo IBGE, os combustíveis, de uma forma geral, subiram 3,12%, devido a aumentos de preços no óleo diesel (4,21%), etanol (0,72%) e gás veicular (0,56%).

Comércio de rua em Brasília.
Economia

Inflação oficial fica em 0,36% em julho, diz IBGE

Com o resultado, o IPCA acumula taxas de inflação de 0,46% no ano e de 2,31% em 12 meses, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Destruição provocada por explosão em Beirute
Internacional

Mortes por explosão em Beirute sobem para 154

Ministro da Saúde, Hamad Hasan, disse que uma em cada cinco, das 5 mil pessoas feridas na explosão de terça-feira (4), precisou de hospitalização e 120 estavam em estado crítico.