Eleições 2018: Wellington Dias garante reeleição ao governo do Piauí

Publicado em 07/10/2018 - 21:11 Por Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O candidato Wellington Dias (PT) venceu a disputa para o governo do Piauí, e garantiu a reeleição com 55,06% dos votos válidos até o momento. Ele não pode mais ser alcançado pelo candidato Dr. Pessoa (Solidariedade), que ficou em segundo lugar, com 20,83% dos votos válidos.

Até agora, foram apurados 93,72% das urnas. Os votos brancos somam 3,19% e os nulos, 9,88%. A abstenção está em 15,78%.

Bancário e radialista, foi eleito para o quarto mandato de governador do Piauí. Construiu uma carreira política clássica: foi vereador, deputado estadual, deputado federal e governador por dois mandatos. Em 2010, foi eleito senador com quase 1 milhão de votos. Depois de cumprir quatro anos de mandato no Senado, em 2014, voltou a disputar e vencer a eleição para governador do Piauí.

É filiado ao PT desde 1985 e iniciou sua atuação política no movimento sindical, na Central Única dos Trabalhadores e no Sindicato dos Bancários do Piauí.

Funcionário de carreira da Caixa, é formado em Letras pela Universidade Federal do Piauí, com mestrado em políticas públicas e governo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Natural de Oeiras, com 56 anos, é casado com a deputada federal Rejane Dias, com quem tem três filhos.

Antes de Dias ganhar sua primeira eleição, seus pais Joaquim Antônio Neto e Teresinha de Araújo Dias já comandavam a política no município de Paes Landim: o pai foi prefeito pela extinta Arena e a mãe foi vice-prefeita pelo PFL (hoje DEM).

 

Edição: Davi Oliveira

Últimas notícias