logo Agência Brasil
Política

Oriovisto Guimarães e Flávio Arns são eleitos senadores pelo Paraná

Paulo Victor Chagas – Repórter da Agência Brasil
Publicado em 07/10/2018 - 19:42
Brasília
Urna eletrônica
© Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Os candidatos Oriovisto Guimarães (Podemos) e Flávio Arns (Rede) foram eleitos senadores pelo Paraná. Com 96,46% das urnas apuradas, eles ficaram com 29,32% e 23,18%, respectivamente.

oriovisto_guimaraes_-_senador_-_pr
Oriovisto Guimarães é eleito senador - Conselho Regional de Medicina do Paraná/Direitos Reservados

O candidato Roberto Requião, que disputava a reeleição, ficou em terceiro lugar, com 14,82% dos votos válidos.

Flávio Arns é eleito senador pelo Paraná
Flávio Arns é eleito senador pelo - Geraldo Magela/Agência Senado

Os dois candidatos recém-eleitos vão ocupar uma cadeira no Senado ao lado de Álvaro Dias (Podemos), que assumiu em 2014 e tem mais quatro anos de mandato.

Fundador do grupo Positivo, Oriovisto Guimarães foi presidente da empresa por 40 anos. Em 2012, ele deixou a participação nas ações da marca de ensino para os filhos.

Conhecido como professor Oriovisto, o senador eleito foi reitor da Universidade Positivo. Ele foi filiado ao PSDB por dez anos, mas estas foram as primeiras eleições que disputou.

Já o candidato do partido Rede retorna ao Senado, onde representou o Paraná entre 2003 e 2011, quando foi eleito vice-governador paranaense pelo PSDB. Professor e graduado em Letras e Direito, Flávio Arns foi deputado federal por três mandatos consecutivos, entre 1991 e 2003.

O eleito é sobrinho da fundadora da Pastoral da Criança Zilda Arns, internacionalmente conhecida. Dentre as atuações de Flávio em prol de políticas sociais está o cargo de presidente da Federação Nacional das Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Acompanhe ao vivo a apuração do 1º turno das eleições 2018 pela Agência Brasil