RJ: Silva Jardim terá nova eleição para prefeito em março de 2020

Publicado em 29/11/2019 - 14:28 Por Município Silva Jardim terá eleições para prefeito - Rio de Janeiro

Os eleitores do município de Silva Jardim, no Rio de Janeiro, terão que escolher novos prefeito e vice em março do ano que vem.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) aprovou o calendário das eleições suplementares na última quarta-feira. Os eleitos vão exercer o mandato até 31 de dezembro de 2020.

Estão aptos a votar os eleitores que possuíam domicílio eleitoral no município em 9 de outubro de 2019, desde que estejam em situação regular. O prazo para apresentar o registro de candidatura é 31 de janeiro.

Segundo o TRE-RJ, a partir desta data, a 63ª Zona Eleitoral de Silva Jardim funcionará em regime de plantão aos sábados, domingos e feriados.

A Resolução TRE-RJ 1.112/19 será publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) de hoje (29), incluindo regras e datas do processo eleitoral suplementar, como registro de candidaturas, início da propaganda eleitoral, impugnações, julgamento de reclamações e direito de resposta, recursos, prestações de contas e diplomação. “Os eleitos que tiverem as contas de campanha aprovadas devem ser diplomados até 30 de março do ano que vem”, informou.

A solenidade de posse dos eleitos ficará a cargo da Câmara Municipal.

Interino

Atualmente, a cidade tem como prefeito interino, o vereador Jaime Figueredo Lima, escolhido no final de outubro durante eleição interna na Casa. Ele vai ficar no cargo até a eleição suplementar.

A prefeita Maria Dalva do Nascimento (SD), a Cilene, foi cassada após o julgamento de embargos de declaração sobre a decisão da Justiça Eleitoral, do Rio, do dia 2 de setembro, que determinava o afastamento de Cilene do cargo, por compra de votos, abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação nas eleições de 2016.

Nesse pleito, Cilene tinha sido eleita vice-prefeita e assumiu a prefeitura depois da renúncia de Wanderson Gimenes (SD).

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias